Viagens em tempos de coronavírus: adiar ou cancelar?
Quem tinha aproveitado aquela promoção de passagem de aérea para viajar pelo país ou exterior, se viu obrigado a adiar ou cancelar a viagem. As recomendações das autoridades de saúde é permanecer em casa para evitar a transmissão do novo coronavírus. No entanto, algumas pessoas estão na dúvida se adiam ou cancelam as passagens aéreas. […]
- Data: 25/02/2021 11:02
- Alterado: 25/02/2021 11:02
- Autor: Redação
Viagens em tempos de coronavírus
Crédito:Freepik
Quem tinha aproveitado aquela promoção de passagem de aérea para viajar pelo país ou exterior, se viu obrigado a adiar ou cancelar a viagem. As recomendações das autoridades de saúde é permanecer em casa para evitar a transmissão do novo coronavírus.
No entanto, algumas pessoas estão na dúvida se adiam ou cancelam as passagens aéreas. Não há certo ou errado, uma vez que depende da situação de cada pessoa e do destino.
Cancelar
Cancelar a passagem barata é pedir o reembolso, já que você não quer ou não pode viajar depois. Com as incertezas sobre a situação do Brasil em relação à doença, algumas pessoas estão preferindo cancelar.
Além disso, com os impactos negativos na economia, muitas pessoas viram suas rendas diminuírem. O corte de gastos com viagens foi necessário para muitos brasileiros.
Adiar
No entanto, outra opção é remarcar a viagem. Como o cenário não possibilita viajar com passagens com milhas para o destino que estava pensando, o seu sonho não acabou, apenas foi adiado.
O Ministério do Turismo realiza uma campanha chamada “Não cancele, REMARQUE”, para que os passageiros viajem após o período de pandemia. Também fez vídeos com a frase “O Brasil espera por você”. O objetivo é incentivar os brasileiros a ajudarem o turismo a se reerguer, uma vez que é um setor que emprega muitos trabalhadores, sendo importante para a economia.
Mas ainda não se sabe quando o setor do turismo voltará a funcionar em nível normal para que você possa viajar em segurança. Alguns países estão retomando as atividades, mas as fronteiras não foram abertas para todos as nações. Os Estados Unidos, por exemplo, restringem a entrada de pessoas que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias.
Como adiar ou remarcar passagem aérea?
Independente se você decidiu adiar ou remarcar a passagem aérea, é preciso entrar em contato com a empresa onde comprou o bilhete. Para ser mais fácil e prático, tente fazer a solicitação pelo site ou aplicativo. Caso não consiga, tente ligar ou entrar em contato por chat, mas tenha paciência.
De acordo com a Anac, se o passageiro quiser adiar a sua viagem, ele não será penalizado com taxas. No entanto, receberá um crédito para remarcação, sendo que a compra deve ser feita no prazo máximo de 12 meses contando a partir da data do voo que quis adiar.
Já no caso de pessoas que compraram passagens baratas em sites como 123 milhas e querem cancelar, é possível que sejam cobrados taxas. Porém, cada companhia tem as suas políticas, sendo ideal consultá-las. A Anac também diz que o prazo de reembolso é de 12 meses.
O ideal é esperar este período passar para que você possa aproveitar as passagens imperdíveis e conhecer paisagens lindas! Caso seja uma viagem necessária, é preciso tomar bastante cuidado.