Via Streaming – “Tokyo Vice” – Escrita perigosa
Com base em uma história verídica, a nova série da HBO Max fala sobre um jornalista americano e sua relação com a máfia japonesa
- Data: 06/04/2022 08:04
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
Uma das mais famosas organizações criminosas do mundo, a Yakuza é uma máfia japonesa que atua em inúmeras atividades ilegais, desde tráfico de pessoas até lavagem de dinheiro. Ao mesmo tempo, criou-se uma espécie de fascínio popular em torno do grupo, que perdura até hoje – como visto pela criação do jogo de videogame “Yakuza”. Apesar de não terem mais a influência que tinham no século passado, a máfia continua atuando no Japão e no mundo. Por conta disso, ainda existe um certo receio em se lançar qualquer coisa que se refira aos mafiosos. Mesmo assim, no dia 7 de abril, a HBO Max irá disponibilizar “Tokyo Vice”.
A série de oito episódios acompanha o jovem jornalista americano Jake Adelstein (Ansel Elgort) em seu trabalho como repórter investigativo no maior jornal do Japão, o “Yomiuri Shimbun”, em 1999. De início, o seu objetivo era somente acompanhar a polícia metropolitana de Tokyo, porém, conforme ele vai se infiltrando na organização, o jornalista descobre informações perigosas acerca de políticos, do esquadrão Vice e da própria Yakuza. Enquanto é cada vez mais arrastado para o submundo do crime japonês, Jake ainda tem que lidar com diferenças culturais, imposição de hierarquias sociais e as dificuldades de todo jovem em buscar o seu próprio caminho no mundo.
“Tokyo Vice” é inspirado em fatos reais, tendo como principal fonte de referência a obra autobiográfica do verdadeiro Jake Adelstein. Lançado em 2009, o livro de memórias conta sobre os anos que o repórter passou trabalhando no Japão, inclusive abordando o episódio em que expôs a concessão de vistos por parte do FBI para membros da Yakuza. Por conta disso, o jornalista recebeu – e ainda recebe – diversas ameaças de morte e teve que sair do país. A sua repercussão foi tão grande que, inclusive, a sua história estava prevista para se tornar um filme, estrelado por Daniel Radcliffe, porém o projeto não foi para frente por resistência da indústria japonesa.