Via Streaming – “The Liberator”- Da Silícia a Dauchau
Série original da Netflix, “The Liberator" aposta na inovadora combinação de live-action com animação para se destacar das demais produções sobre a Segunda Guerra Mundial
- Data: 04/11/2020 14:11
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito de proporções avassaladoras que parou o mundo durante os anos de 1939 até 1945 e causou cerca de 56 milhões de mortes. Com a invasão da Itália pelos Aliados e a derrota dos alemães em Stalingrado, a guerra mostrava sinais de que estava e quem seriam seus vencedores. É em meio a esse clima de final do conflito que a produção original da Netflix “The Liberator” se passa. A série, que vai acompanhar a jornada de um batalhão americano, estreia na plataforma no dia 11 de novembro, quando se comemora o Dia dos Veteranos de Guerra nos Estados Unidos.
A série é dividida em quatro partes e é baseada no livro “The Liberator: A Odisseia de 500 dias de um soldado da Segunda Guerra Mundial das praias da Sicília aos portões de Dachau“, do jornalista inglês Alex Kershaw. Ambos são baseados na história real do comandante Felix Sparks, responsável por liderar o 157° Regimento de Infantaria americano. Esse grupo de soldados partiu em uma verdadeira marcha pela Europa a fim de libertar os prisioneiros do campo de concentração de Dachau, em um episódio conhecido como “o massacre de Dauchau“, referenciando ao número de soldados alemães mortos pelos aliados no processo.
Um diferencial de “The Liberator” é que a série combina filmagens em live-action com uma espécie de animação criada com o auxílio de uma tecnologia chamada rotoscópio, que transforma em desenho as performances dos atores. Essa mesma ferramenta já foi utilizada em outras produções, como em “O Homem Duplo” e na série da Amazon Prime Video “Undone“. Dessa forma, a obra poderá explorar o que há de melhor nas duas formas de se contar uma história. Tanto a performance ao vivo quanto a animação se juntam para dar vida a uma trama coberta de emoção, drama e violência.