Via Streaming – Paixão obsessiva
Nova série de Donald Glover para a Amazon Prime Video é livremente inspirada na legião de fãs de uma das maiores cantoras pop das últimas décadas: Beyoncé
- Data: 17/03/2023 10:03
- Alterado: 31/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
Desde o início, a cultura pop sempre foi especialista em criar ídolos com uma legião de fãs fervorosos que acompanham os seus artistas favoritos de todas as formas. De Elvis e Beatles a Beyoncé e BTS, são inúmeros os exemplos de fandoms – como hoje se chamam os grupos de fãs de um determinado artista – que são tão grandes e organizados que têm a capacidade de dar prêmios aos ídolos, mudar datas de shows, cancelar pessoas e muitas outras coisas. Com a internet, o alcance é ainda maior. Mas, será que toda essa dedicação não pode ser transformada em uma obsessão doentia?
É justamente sobre isso que trata a nova série original da Prime Video, “Enxame”, que chega na plataforma de streaming no dia 17 de março. Com um elenco majoritariamente formado por pessoas pretas, a produção tem como protagonista Dre (Dominique Fishback), uma jovem que é muito fã da estrela pop Ni’Jah que, quando a história começa, está em turnê pelos Estados Unidos. Para tentar encontrar com ela pessoalmente, a personagem irá fazer uma viagem pelos pelo país, assim como outros fãs da cantora. Porém, essa jornada irá conduzir Dre a lugares sombrios de sua própria mente, levando-a a cometer vários crimes.
“Enxame” tem Donald Glover como um dos seus criadores. O ator, roteirista e humorista americano ficou muito conhecido pelo seu “alterego” rapper Childish Gambino, o que lhe permitiu um grande contato com essa cultura de fãs obsessivos. Inclusive, “Enxame” é inspirada no fandom de Beyoncé – conhecidos como beehive, onde a cantora é vista como a abelha rainha e os seus fãs como suas seguidoras. As referências são surpreendentemente diretas, o que pode ter sido uma estratégia de seus criadores para causar um desconforto ainda maior nos espectadores. Além de abordar sobre a cultura de obsessão e consumismo em torno de ídolos pop, “Enxame” também se debruça sobre os gêneros de thriller psicológico e drama familiar.