Via Streaming – “O Rei” – Fadado ao trono
Nova produção original Netflix é uma adaptação de “Henriard”
- Data: 29/10/2019 09:10
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
William Shakespeare é considerado por muitos como o dramaturgo mais influente do mundo, principalmente graças ao impacto de suas obras trágicas, como “Romeu e Julieta”, “Hamlet” e “Otelo”, reencenadas e adaptadas até os dias de hoje. Porém, o autor também deixou sua marca na escrita política com “Henriard”, um grupo de peças históricas que se inicia em Ricardo II, passa pelas duas partes de Henry IV e termina em Henry V. Juntos, esses trabalhos revelam a dimensão teatral que orbita na política e na diplomacia, já que as motivações particulares de um governante nem sempre estão alinhadas com aquilo que se espera de sua figura política. Interessados em abordar esse viés de Shakespeare menos recorrente na indústria cinematográfica, chega dia primeiro de novembro na Netflix a produção original “O Rei”, com direção de David Michod (“Máquina de Guerra”).
O filme acompanha a história do Príncipe Hal (Timothée Chalamet), um jovem festeiro e de vida hedônica completamente desinteressado e despreparado para herdar o trono da Inglaterra. Porém, após a morte do pai, o Rei Henry IV (Bem Mendelsohn), e do irmão mais novo Thomas (Dean-Charles), a quem haviam sido delegadas as obrigações políticas de governo, Hal é obrigado a voltar para esse universo da nobreza que tanto tentou escapar e é coroado como o Rei Henry V.
Apesar de seu caráter pacífico, imediatamente após assumir o governo, Hal se vê mergulhado em uma sangrenta guerra com a França, comandada pelo ignorante Lorde Dauphin (Robert Pattinson), personagem responsável pelos alívios cômicos no filme. Porém, apesar de “O Rei” manter a mesma premissa que a obra original de Shakespeare sobre o amadurecimento das figuras políticas, foi criticado generalizadamente por sua abordagem com Falstaff (Joel Edgertion), grande amigo e companheiro de Hal, que exclui seu caráter fanfarrão e boêmio para adotar um quê melancólico.