Via Streaming – “O Grande Ivan” – Caras e bocas
Longa da Disney+ retrata um gorila pintor que vive preso no circo
- Data: 20/01/2021 15:01
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
Em 1978, a ONU e a Unesco elaboraram a declaração universal dos direitos dos animais que concretizou os avanços realizados pela Humanidade quanto ao tratamento dos animais. Mesmo assim, muitos circos se mantinham animais selvagens em cativeiro para realizar apresentações, e é nesse contexto que se passa “O Grande Ivan”, longa da Disney+ que estreia dia 22 de janeiro. Com direção de Mike Newell e produção de Angelina Jolie, o filme é baseado no livro homônimo de Katherine Applegate sobre a real história de um gorila que viveu anos preso. Escrito em primeira pessoa, a obra ganhou a medalha Newbery, que a reconheceu como a contribuição mais relevante para literatura infantil no ano de 2012.
A figura central da história é Ivan, um gorila que, após um terrível acidente, é adotado por Mack (Bryan Cranston), um humano que o trata como filho. No entanto, à medida que Ivan cresce, torna-se impossível mantê-lo dentro de casa e Marck decide transformar o gorila na atração principal de seu pequeno circo no shopping Big Top. Apesar de não entender o porquê dos humanos se interessarem por vê-lo bravo, todos os dias Ivan realiza suas performances da melhor forma possível, sem nunca se dar conta de que vive preso há 20 anos.
Com o passar do empo, o circo perdeu o apelo de outrora e, prestes a entrar em falência, Mack decide fazer sua última aposta: trazer Ruby, um elefante bebê, como atração principal. Assim, longe do centro das atenções, Ivan começa a refletir sobre sua situação e descobre uma paixão pelas artes ao colecionar desenhos de Julia (Ariana Greenblatt), filha de um dos funcionários do circo. Um certo dia o gorila decide que também irá desenhar e se mostra surpreendentemente talentoso. No entanto, quanto mais Ivan se apaixona pelas artes, mais ele deseja compartilhar seus trabalhos durante as apresentações, o que cria um contraste com tudo aquilo que ele sempre fingiu ser.