Via Streaming – “O Caderno de Tomy“ – Entre a vida e a morte
A produção argentina “O Caderno de Tomy” mostra o desejo de uma mulher em fazer parte da vida de seu filho
- Data: 19/11/2020 10:11
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
Com uma história emocionante sobre a vida e a proximidade com a morte, a produção original argentina “O Caderno de Tomy” estreia na Netflix no dia 24 de novembro. Dirigido por Carlos Sorín e estrelado por Valeria Bertucelli, o filme mostra o desejo de uma mulher em transmitir uma mensagem para aqueles que ama enquanto luta contra uma doença terminal. Usando do humor e do sarcasmo como ferramentas para lidar com a situação, “O Caderno de Tomy” é um filme sensível e desconfortável que fala sobre a íntima relação entre a vida e a morte.
O longa conta a história de María Vázquez, uma mulher com câncer nos ovários que, mesmo depois de passar por algumas cirurgias e fazendo o tratamento de quimioterapia, não teve melhoras expressivas no seu quadro clínico. Em estado terminal, María aceita que sua morte está próxima e, incentivada por seus amigos próximos a falar sobre o assunto, decide escrever um livro para seu filho Tomy, que só tem 3 anos. Contando a sua história e fazendo notas que especulam sobre como seria a vida do filho sem a mãe, María escreve o caderno com amor e desejo de que, já que ela mesma não poderá, suas palavras acompanhem a trajetória de Tomy por toda a vida.
A trama é baseada em uma história real que aconteceu em 2015. A história de María se tornou muito conhecida por conta da popularidade de sua conta no Twitter, onde comentava sobre a sua luta contra o câncer com um humor sarcástico e cheio de ironias. María também escreveu o livro, que chegou a ser editado e publicado, chegando a se tornar campeão de vendas na Argentina. Infelizmente a mulher não pode ver o resultado final do livro impresso, tendo morrido sete meses depois da cirurgia que fez para operar o câncer.