Via Streaming- Dica da Semana: “Os Padrinhos de Tóquio”
Em uma alusão à história dos três reis magos, animação japonesa conta a história de 3 moradores de rua que encontram um recém-nascido no lixo de Tóquio
- Data: 20/12/2023 17:12
- Alterado: 20/12/2023 17:12
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Os Padrinhos de Tóquio
Crédito:Divulgação
Com a aproximação do Natal, alguns filmes natalinos clássicos começam a ser reprisados na televisão. Porém, com a chegada dos serviços de streaming, é possível acessar uma variedade muito maior de produções natalinas, para além dos velhos longas hollywoodianos. Um grande destaque é a animação japonesa “Padrinhos de Tóquio”, lançada em 2003 e inspirada no livro “The Three Godfathers”, escrito por Peter B. Kyne e lançado em 1913. Dirigido por Satoshi Kon, que é conhecido por sua abordagem de deturpar a realidade através de seus personagens, o longa aborda temas como perdão, o conceito de família e preconceitos de uma forma mais sensível e humorística do que seus outros filmes. O filme está disponível na HBO Max, na Amazon Prime Video e na Apple TV.
A história se passa em Tóquio, na época das festas de fim de ano. Nesse contexto, Hana, Gin e Miyuki são moradores de rua que formam uma espécie de família disfuncional, cada um com as suas personalidades, histórias e traumas próprios que os levaram até aquela condição. Quando o filme começa, os três encontram um bebê recém-nascido abandonado no lixo na véspera de Natal. Em um primeiro momento, os personagens ficam indecisos se adotam a criança ou levam ela para a polícia. Porém, depois de conseguirem algumas informações sobre ela, o trio decide fazer de tudo para encontrar os seus pais antes do Ano Novo.
“Os Padrinhos de Tóquio” é influenciado pela história bíblica dos Três Reis Magos – que, na narrativa cristã, eram sábios do Oriente que vieram à procura do menino Jesus. O interessante do filme é que ele faz essa analogia bíblica através de 3 moradores de rua, pessoas marginalizadas que sofrem diversos preconceitos ao longo de toda a história. Ao mesmo tempo, eles possuem uma relação de amor e cumplicidade características de uma família – mesmo que diferente do usual. O longa também indaga sobre se, algum dia, os personagens vão enfrentar os seus traumas do passado e sair das ruas – uma questão que depende muito mais deles perdoarem a si mesmos.