Via Streaming – Dica da Semana: “Fleabag”
Humor e melancolia se encontram em premiada série da Amazon Prime com a BBC
- Data: 27/01/2021 09:01
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
Apesar da popularidade das sitcoms se sustentar parcialmente na falta de originalidade, a produção da Amazon Prime em parceria com a BBC, “Fleabag”, está longe de ser previsível. Escrita e idealizada por Phoebe Waller-Bridge a série conta com apenas 12 episódios e é um poderoso retrato sobre luto e remorso que foi inspirado em um monólogo homônimo de 65 minutos apresentado por Phoebe e encontra-se disponível na Amazon Prime Video.
Ao longo de duas temporadas a série acompanha a história de uma mulher apelidada de Fleabag (Phoebe Waller-Bridge) – um xingamento em inglês cuja tradução literal é “saco de pulgas” – que se descreve como uma pessoa mesquinha, pervertida, egoísta, cínica, promíscua e falida que não pode nem se chamar de feminista. Apesar de parecer alguém detestável, a jovem, cujo verdadeiro nome nunca é revelado, age dessa forma para esconder traumas do passado. Dentre eles se destacam o conturbado relacionamento com a família e a morte da melhor amiga Boo (Jenny Rainsford), com quem abriu um café temático de porquinhos da índia no centro de Londres, que se encontra à beira da falência. Além disso, ela vive em um relacionamento conturbado com Harry (Hugh Skinner), que não suporta certos hábitos da jovem e periodicamente termina o namoro, o que leva Fleabag a preencher seu vazio emocional com encontros sem sentido ao lado de pessoas detestáveis.
Apesar de parecer uma escolha inusitada, a série tem uma forma única de abraçar a tragédia de forma cômica, habilidade que lhe rendeu seis prêmios Emmys e dois Globos de Ouro. Uma de suas principais características é a constante “quebra da quarta parede”, recurso dramatúrgico que permite a Fleabag conversar com o público como se este fosse seu maior confidente e evidencia sua vontade de se conectar com os outros. Trata-se de uma mistura de humor e melancolia que circundam a história de uma mulher que deseja ser compreendida.