Via Streaming – Dica da Semana: “Duna”

A adaptação de um dos maiores clássicos literários da ficção busca a fidelidade à obra original

  • Data: 24/11/2021 09:11
  • Alterado: 22/08/2023 22:08
  • Autor: Kreitlon Pereira
  • Fonte: Via Streaming
Via Streaming – Dica da Semana: “Duna”

Crédito:

Você está em:


O período do pós-guerra foi muito frutífero para a literatura de ficção científica no geral, pois foi em meados do Século XIX que grandes clássicos do gênero eram apresentados ao mundo. Dentre eles, pode-se citar o primeiro volume de “Senhor dos Anéis” e “Duna”, ambas obras detalhistas com os seus respectivos universos e que viriam a influenciar toda a produção no gênero de ficção que viria a seguir. Esse último, inclusive, ganhou em 2021 uma segunda adaptação para os cinemas. Com um elenco de peso (Timothée Chalamet, Stellan Skarsgard, Jason Mamoa, Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Zendaya etc), “Duna” fez sua estreia mundial dia 21 de outubro e estará disponível na HBO Max em 26 de novembro.

Ambientado em um futuro longínquo, intergaláctico e organizado em uma espécie de feudalismo, o filme conta a história do jovem Paul Atreides (Chalamet), que faz parte de uma família nobre cuja existência está ameaçada. Com o passar do tempo, o menino percebe que possui algumas habilidades especiais que correspondem com uma antiga profecia missionária de libertação dos povos. Ao mesmo tempo, um golpe de estado ameaça toda a estrutura social vigente e pretende garantir o monopólio do melange – uma especiaria que serve de fonte de energia para toda galáxia – a apenas um grupo restrito. Assim, Paul irá partir em uma jornada pelo hostil planeta de Arrakis, único lugar onde tal especiaria consegue ser produzida.

Além disso, o enredo traz para o universo da fantasia diversos aspectos da realidade – como as interações humanas, a política, religião, economia e tecnologia – que geram debates e reflexões bastante ricas. No geral, “Duna” deixou muitos fãs da obra original empolgados com a possibilidade de ver o universo dos livros materializado, o que, somado com a flexibilização das medidas restritivas, fizeram com que o filme não fosse muito prejudicado por conta da pandemia e se tornasse um grande sucesso de bilheterias. Ao mesmo tempo, o filme possui um ritmo mais lento – parecido com os de “Senhor dos Anéis” – que pode fazer muitas pessoas estranharem.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 24/11/2021 09:11
  • Alterado:22/08/2023 22:08
  • Autor: Kreitlon Pereira
  • Fonte: Via Streaming









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados