Via Streaming – Dica da Semana: “Cidade de Deus”

Obra-prima da cinematografia brasileira conta sobre uma época turbulenta em comunidade carente do Rio de Janeiro

  • Data: 26/02/2019 09:02
  • Alterado: 22/08/2023 21:08
  • Autor: Kreitlon Pereira
  • Fonte: Via Streaming
Via Streaming – Dica da Semana: “Cidade de Deus”

Crédito:

Você está em:


Poucas coisas são tão brasileiras quanto o Carnaval, a festa mais democrática do mundo. A essência do “jeitinho brasileiro” vem à tona durante essa semana, quase como uma “pausa coletiva” para começar bem o ano. Nesse contexto de brasilidade à flor da pele, vêm à memória alguns filmes carrgados de brasilidade que marcaram as telas do Brasil e do mundo. Dentre eles, um dos grandes destaques é “Cidade de Deus”, produção de 2002 que concorreu a quatro Oscars e está disponível para ser assistido na Netflix e na Amazon Prime Video.

A história do longa é contada por Buscapé (Alexandre Rodrigues), um morador da comunidade carente carioca da Cidade de Deus nas décadas de 1960 e 1970 que tinha o sonho de ser fotógrafo. Apesar disso, o foco da narrativa sempre girou em torno de um personagem: Dadinho. Em meio às dificuldades compartilhadas pelos habitantes do recém-formado conjunto habitacional, a criminalidade surgiu quase que naturalmente. E Dadinho se aproveitou desse ambiente para realizar sua grande ambição de ser o dono da comunidade. Ainda menino, ele já estava metido em diversas atividades criminosas, e aproveitou a dissolução do antigo grupo de bandidos para crescer como um criminoso respeitado na favela.

Com o passar do tempo, o menino cresceu e tornou-se Zé Pequeno, o bandido mais influente da Cidade de Deus, interpretado na fase adulta de forma antológica por Leandro Firmino da Hora. Aos dezoito anos, ele já controlava quase todos os pontos de tráfico da região e sua liderança era incontestável. Até que apareceu um rival. Agora em meio a uma guerra de facções, Buscapé conta a história de cada um dos personagens marcantes na comunidade e como chegou àquela situação de total banalização da violência.

Cidade de Deus” figura entre os filmes brasileiros mais aclamados pela crítica e sua recepção calorosa é fruto da qualidade tanto do elenco quanto do roteiro. Essa combinação ideal foi fundamental para o filme ganhar visibilidade internacional e fazer com que o Brasil marcasse as telas estrangeiras com tiros, sangue e violência. Apesar de estar repleto de cenas pesadas, é impossível tirar o olho do filme por sequer um instante.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 26/02/2019 09:02
  • Alterado:22/08/2023 21:08
  • Autor: Kreitlon Pereira
  • Fonte: Via Streaming









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados