Via Streaming – De quem é o ouro?
Disputas entre norte-americanos e mexicanos é tema central da nova produção original da Amazon Prime Video
- Data: 15/02/2023 08:02
- Alterado: 31/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
Apesar dos Estados Unidos terem surgido a partir das 13 colônias britânicas, o território que ocupam atualmente é muito maior do que o original. E boa parte dessa expansão é fruto de batalhas contra os mexicanos, mais conhecidas como Guerra Mexicano-Americana, na qual os EUA conquistou os estados atuais do Califórnia, Nevada, Utah, Arizona, Novo México e Texas. Por conta disso, durante o século XIX, a rivalidade entre os dois países era latente. Nessa mesma época houve a chamada “corrida do ouro na Califórnia”, uma verdadeira guerra sem lei que atraiu pessoas do mundo todo em busca de enriquecer com o garimpo na região.
Em meio a esse contexto, uma pessoa muito emblemática é a figura histórica de Joaquín Murrieta, ou Robin Hood do Oeste, como é conhecido. Por um lado considerado um bandido e por outro um herói, o mexicano controverso é o personagem central da nova série de faroeste original da Amazon Prime Video, que estreia na plataforma no dia 17 de fevereiro com o título de “A Cabeça de Joaquín Murieta”. Interpretado como um símbolo de resistência frente à recente dominação dos estadunidenses em terras mexicanas, a produção pretende contar como surgiu a lenda que envolve o nome de Murrietta.
A fama de Robin Hood é quase auto explicativa, uma vez que, assim como a sua versão inglesa, a história conta que Murietta (Juan Manuel Bernal) percorria a Califórnia e roubava o ouro dos americanos que, anos antes, haviam roubado os territórios do México, para depois dar às famílias carentes mexicanas que sofriam com o garimpo e as disputas na região. Nessa jornada repleta de conflitos e perigos, Murietta irá se encontrar com Joaquín Carrillo (Alejandro Speitzer) e, apesar de não terem a primeira impressão mais amigável um do outro, os dois, unidos pela sede de vingança, irão se juntar contra o inimigo em comum: os Estados Unidos.