Vereador Jander mostra insegurança dos cemitério
O Vereador Professor Jander Lira, em seu papel de fiscalização, fez inspeções nos três cemitérios municipais de São Caetano do Sul: Cerâmica, Lágrimas e Santa Paula
- Data: 20/05/2019 10:05
- Alterado: 20/05/2019 10:05
- Autor: Redação
- Fonte: assessoria
Crédito:divulgação
Em todos eles encontrou problemas de segurança, sendo o caso mais grave no Cemitério de Santa Paula, onde houve diversos furtos de peças de bronze e consequente depredação dos túmulos do local.
“O muro é muito baixo, não há cercas nem vigilância noturna, facilitando a ação de criminosos que buscam peças metálicas para revender no mercado de sucata”, afirmou o vereador Jander, após constatar que quase todos os túmulos que tinham adornos ou placas de bronze ou outro metal sofreram algum tipo de vandalismo recentemente, divulgadas por ele num vídeo nas redes sociais.
Muitas famílias tiveram que substituir as portas metálicas por vidro fumê, que não tem valor comercial. Mas há ainda diversos túmulos com grandes sinais de depredação, destruídos, pelos atos praticados por esses meliantes. Em relação aos funcionários públicos, observou alguns problemas de insalubridade, principalmente no cemitério da Cerâmica, onde os trabalhadores não tem nenhuma estrutura, nenhum local adequado para sua alimentação ou vestiário.
Em sua indicação à Prefeitura para que tome providências sobre essas questões, que foi protocolizada no dia 31 de janeiro de 2019 na Câmara de Vereadores, o vereador Jander já alertava que era necessário “ações preventivas que visem proporcionar mais segurança e manutenção nos cemitérios da cidade”. Segundo Jander, que na indicação propôs a presença de um vigia noturno para fazer rondas regulares, ainda não observou mudanças significativas nesta sua nova fiscalização. “Precisamos preservar a memória e a história de pessoas que tanto fizeram por São Caetano”, afirmou o vereador. O Vereador Professor Jander Lira salienta que acompanhará as ações dos gestores dos cemitérios e continuará fiscalizando o Poder Executivo.