Vazamento de produto químico provoca fumaça laranja em Barueri (SP)
Segundo o Corpo de Bombeiros, trata-se de um vazamento de ácido nítrico, que se iniciou nesta sexta-feira (30), por volta do meio-dia, na Rua Antártico, 287.
- Data: 29/09/2023 15:09
- Alterado: 29/09/2023 15:09
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: UOL/FOLHAPRESS
O vazamento do produto químico teria se originado em um caminhão estacionado no pátio de uma fábrica
Crédito:Reprodução/Record TV
Seis viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para a Vila Pouso Alegre, no município de Barueri, em São Paulo, para conter um vazamento de produto químico que provocou o surgimento de uma fumaça laranja que se espalha pelo bairro.
Segundo o Corpo de Bombeiros, trata-se de um vazamento de ácido nítrico, que se iniciou nesta sexta-feira (30), por volta do meio-dia, na Rua Antártico, 287. O trabalho para conter a fumaça segue.
Por volta das 13h, o Corpo de Bombeiros informou que, apesar do trabalho de combate ao vazamento, os agentes decidiram pela evacuação de áreas próximas ao local.
O vazamento pode ter se originado em um caminhão estacionado no pátio de uma fábrica.
O ácido nítrico é tóxico e muito corrosivo para pele, olhos, aparelho digestivo e trato respiratório. Os fumos e vapores de ácido nítrico podem se constituir numa mistura de óxidos de nitrogênio, quando reagindo com materiais metálicos ou compostos orgânicos, segundo informa a Usiquímica, que fabrica o produto, em uma (Fisp) Ficha de Identificação e Segurança de Produto Químico publicada no site da Universidade Federal de Minas Gerais.
Os óxidos de nitrogênio, quando aspirados em maiores concentrações, causam dificuldade respiratória, pneumonite, edema agudo de pulmão e perda da consciência, podendo levar à morte, diz o documento.
A inalação de vapores de ácido nítrico produz irritação das vias aéreas superiores, causando espirros, tosse, dor no tórax, dificuldade respiratória, salivação e tontura, podendo evoluir para edema pulmonar e morte.