Varejo mostra tendência no empreendedorismo feminino, segundo pesquisa global
ACISBEC apoia negócios liderados por mulheres e coloca sua grade de curso à disposição
- Data: 02/03/2023 11:03
- Alterado: 02/03/2023 11:03
- Autor: Redação
- Fonte: ACISBEC
Two quality professionals in white sterile uniforms checking quality of salt sticks while standing in food factory.
Crédito:Divulgação
A ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) destaca a força do empreendedorismo feminino neste mês da mulher, que tem a data comemorada no dia 8 de março (terça-feira). Dados do GEM 2021 (Global Entrepreneurship Monitor), considerada a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, indicam que o Brasil possui 43 milhões de empreendedores, dos quais 45,6% são mulheres. Ou seja, mais de 19 milhões, número que coloca o Brasil na sétima posição no ranking mundial.
Outro dado interessante da pesquisa é que quase metade das mulheres empresárias pesquisadas em todo o mundo estão envolvidas no setor de atacado/varejo.
“Reconhecemos esse protagonismo, pois no nosso segmento, muitas mulheres comandam os seus negócios nos mais diversos ramos de atividades. Entre os desafios e necessidades, elas avançam. Nós torcemos para isso e estamos com as portas das ACISBEC à disposição para colaborar e apoiar todo tipo de negócio, nossos cursos e workshops atendem às demandas desde gestão às práticas inovadoras, entre outros”, explicou o presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior.
Outro levantamento interessante do Instituto Rede Mulher Empreendedora 2021, é que em geral mulheres costumam empregar mulheres. 45% dos empreendimentos liderados por elas são majoritariamente femininos e sete em cada dez empreendedoras possuem sócias mulheres.
Já de acordo com dados do GEM, as mulheres representam dois em cada cinco empreendedores em estágio inicial. O empreendedorismo é uma parte da economia em que as mulheres continuam a desempenhar um papel ativo, segundo o relatório.