Varejo faz promoções especiais para comemorar o aniversário de São Paulo
Sampa Week, promovida pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), entra na sua terceira edição com descontos especiais no comércio e em todos os setores da economia
- Data: 21/01/2022 15:01
- Alterado: 21/01/2022 15:01
- Autor: Redação
- Fonte: ACSP
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
Começa neste sábado (dia 22) e vai até o dia 30 de janeiro, a Sampa Week, semana de descontos e ofertas voltada para o setor do varejo, da cultura, gastronomia e lazer em São Paulo. Centenas de lojas, bares, restaurantes, hotéis e espaços de lazer devem oferecer promoções especiais para os paulistanos e turistas que visitam a capital.
A Sampa Week, promovida pelo Conselho de Varejo (CDV) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), já faz parte do calendário oficial das comemorações voltadas ao aniversário da cidade. O evento tem o objetivo de movimentar a economia em janeiro, época em que tradicionalmente o varejo registra poucas vendas.
Os clientes vão poder aproveitar os festejos voltados aos 468 anos da cidade para fazer compras mais baratas, visitar espaços públicos e equipamentos voltados ao lazer, fazer as refeições e se hospedar, tudo com promoções especiais. Shoppings como o West Plaza e Cantareira Norte, pequenos e grandes varejistas como Casas Bahia, Renner, C&A, Preçolandia, Marisa, bares e restaurantes, espaços turísticos como o Aquário de São Paulo, além de museus e teatros já aderiram à Sampa Week.
Os interessados em participar deste festival de promoções ainda podem se inscrever. É só conferir o regulamento no site oficial do evento. A Sampa Week conta também com o apoio da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).
“Tenho certeza de que a Sampa Week 2022 será um sucesso neste ano”, disse Alfredo Cotait Neto, presidente da ACSP. “Vamos, com certeza, retornar a economia ao patamar de 2019, com excelentes resultados e recuperar o comércio da cidade ao mesmo tempo em que comemoramos o aniversário da cidade”.
A vice-presidente da ACSP e coordenadora do CDV, Roseli Garcia, demonstrou também otimismo. Ela fez um histórico do projeto, desde o seu início, em 2019, já projetando um crescimento de 8 a 10% em relação a 2021. “Apesar de ser uma cidade caótica, São Paulo é fascinante”, afirmou. “Agregar o turismo à cultura na Sampa Week é reforçar essa característica da cidade”.
A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de São Paulo, Aline Cardoso, também vê a Sampa Week como uma ferramenta importante no intuito de movimentar a economia da capital em janeiro. “O setor do comércio é muito importante para nosso município. Estamos de mãos dadas com a Associação Comercial de São Paulo.”
O presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Marcelo Silva, também falou sobre a importância de um evento como esse para o comércio da cidade. “Apesar do momento difícil, esperamos fazer dessa edição da Sampa Week um grande evento promocional, atraindo os consumidores para as lojas participantes”, ressaltou.
Carlos Alberto Khon, vice-presidente Comercial das Lojas Marisa, já adianta como será a Sampa Week na rede de lojas. “Estamos felizes com a terceira participação consecutiva da Marisa na Sampa Week, evento tão importante na celebração do aniversário de São Paulo”, salientou. “Neste ano remarcamos produtos com até 70% OFF e na compra do primeiro item da linha feminina ‘Movimento’, a segunda peça tem 50%”.
Vendas desaquecidas
A movimentação no comércio, em janeiro, costuma ser muito fraca comparada a dezembro. A prévia do Balanço de Vendas elaborada pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com amostra da Boa Vista SA, aponta que houve queda de 37,4% nos primeiros 15 dias deste mês, comparados com o mesmo período de dezembro último.
Mas ao mesmo tempo que isso ocorre, 2022 começa com menos pessimismo em relação ao último ano. Se analisarmos esta primeira quinzena comparada com o mesmo período de 2021, o aumento no movimento do comércio é de 11,1%.
“O objetivo da Sampa Week é, justamente, aumentar vendas em um mês muito fraco para o comércio e serviços”, disse Roseli Garcia, vice-presidente da ACSP e coordenadora do CDV.