Varejo do ABC pode ser afetado com antecipação de feriados
Medida adotada pelo Grande ABC deve prejudicar a retomada econômica da região, segundo CDL de São Caetano do Sul
- Data: 23/03/2021 13:03
- Alterado: 23/03/2021 13:03
- Autor: Redação
- Fonte: CDL de São Caetano do Sul
Alexandre Damasio é presidente da CDL de São Caetano do Sul
Crédito:Divulgação
Em decisão anunciada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a região irá antecipar os feriados municipais entre a próxima segunda-feira (29/03) e quinta-feira (01/04). As datas antecipadas somam com o feriado da Paixão de Cristo e finais de semana. Ao todo, serão nove dias. A medida visa diminuir a circulação de pessoas e o avanço da Covid-19 nas cidades. Para a CDL de Caetano do Sul (Câmara de Dirigentes Lojistas), a decisão impacta negativamente o setor varejista da região do Grande ABC.
“Acreditamos que a antecipação de feriados na fase vermelha, na prática, não é efetiva. Apenas antecipar as datas não é o suficiente para contenção da Covid-19. A medida aumenta de forma significativa o custo dos pequenos e médios empresários”, explica o presidente da CDL São Caetano do Sul, Alexandre Damasio.
De acordo com um levantamento da entidade, só o município de São Caetano do Sul possui mais de 30 mil empresas e durante as fases mais restritivas do Plano São Paulo, o drive-thru mantém o fôlego do setor. Com o anúncio da antecipação, de acordo com o presidente da CDL São Caetano do Sul, o varejo do Grande ABC pode passar por um período longo de impactos negativos.
“Com a Covid-19, os feriados perdem a finalidade. As datas, em tempos sem pandemia, aquecem a economia por meio do turismo, de bares e restaurantes. Quando tiramos a possibilidade de termos feriados no ano que vem, momento em esperamos que a maior parte da população já esteja vacinada, postergamos uma retomada econômica.“, finaliza Alexandre.