Vamos salvar as Santas Casas!

As pesquisas sempre apontam, e isso não é de hoje, que a saúde permanece sendo a grande preocupação das pessoas. Entre outros pontos, chama a atenção, especialmente no interior do Estado, a situação de descaso em que se encontram as Santas Casas. Só resolveremos de fato os problemas na saúde, que são graves, se deixarmos […]

  • Data: 16/05/2013 10:05
  • Alterado: 16/05/2013 10:05
  • Autor: Carlos Neder
  • Fonte: Carlos Neder
Vamos salvar as Santas Casas!

Crédito:

Você está em:

As pesquisas sempre apontam, e isso não é de hoje, que a saúde permanece sendo a grande preocupação das pessoas. Entre outros pontos, chama a atenção, especialmente no interior do Estado, a situação de descaso em que se encontram as Santas Casas.

Só resolveremos de fato os problemas na saúde, que são graves, se deixarmos de lado as disputas político-partidárias. O governo federal, as prefeituras e o estado devem se dar as mãos ou correremos o sério risco de perder essa batalha. Não à toa temos um Sistema Único de Saúde, que deve dar atenção integral à população. Por isso defendemos mais recursos para o SUS.

É necessária maior integração entre os governos e a sociedade para encontrarmos soluções que sejam duradouras. As Santas Casas são um exemplo: a simples entrega de recursos, de tempos em tempos, não vai resolver um problema estrutural, que vem se acumulando ao longo dos séculos.

Por isso, uma boa alternativa, nesse caso, seria a liberação de recursos, a juros subsidiados, pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES para modernizar a estrutura das Santas Casas e proporcionar um atendimento adequado à população.

Esse é apenas um dos pontos da discussão sobre como melhorar a situação da saúde no país. É urgente que os governos federal e os estaduais participem mais do financiamento dos sistemas de saúde das cidades. Pois o que temos visto, normalmente, é os governadores investirem somente em seus próprios equipamentos de saúde, o que tem obrigado as prefeituras a aplicarem recursos em valores que são incompatíveis com as suas realidades.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 16/05/2013 10:05
  • Alterado:16/05/2013 10:05
  • Autor: Carlos Neder
  • Fonte: Carlos Neder









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados