Vai viajar? Atualize sua situação vacinal e evite imprevistos
Serviço gratuito da Secretaria de Saúde de SP vacina e orienta viajantes sobre principais doenças que podem ser evitadas com imunização
- Data: 05/07/2024 19:07
- Alterado: 05/07/2024 19:07
- Autor: Redação
- Fonte: Governo do Estado de SP
Crédito:Divulgação
Ficar doente durante as férias deveria ser terminantemente proibido. Afinal, férias é aquele momento especial para ampliar o “catálogo de memórias” e voltar para casa de bateria recarregada. Portanto, um dos piores momentos para ser surpreendido por uma doença, especialmente aquelas que podem ser evitadas por vacina.
Para orientar o paciente-turista, o Ambulatório dos Viajantes, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), tem promovido orientações com médicos e esclarecido dúvidas dos pacientes sobre as principais doenças nos locais visitados.
O viajante pode agendar o atendimento em quatro unidades do estado: Hospital das Clínicas, Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
No serviço, são prestadas orientações como evitar doenças transmitidas por água e alimentos, picadas de mosquito, acidentes com animais peçonhentos ou possíveis transmissores da raiva, violência urbana e até cuidados durante o voo para a prevenção de trombose venosa.
A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), Tatiana Lang, destaca alguns cuidados ao viajar. “É importante se atentar a qualquer sintoma diferente que possa aparecer durante a viagem ou ao retornar para o Brasil. Sinais como febre, diarreia, dificuldades respiratórias e manchas pelo corpo devem ser investigadas com um médico, informando os locais por onde viajou”.
Segundo a especialista, manter-se em alerta é fundamental até mesmo para o monitoramento da ocorrência de doenças de outros países que podem gerar outros casos na população. “Para evitar esse cenário, é recomendável verificar a situação vacinal com antecedência à viagem e se organizar para a imunização, caso seja necessário. Vale lembrar que as vacinas também estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”.