USCS terá Laboratório de Simulação Urbana
Laboratório terá uma estação meteorológica informatizada que incluirá o acompanhamento da evolução das mudanças climáticas e seus impactos
- Data: 14/05/2024 15:05
- Alterado: 14/05/2024 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: USCS
Campus Conceição
Crédito:Divulgação
A USCS (Universidade de São Caetano do Sul), com o financiamento da Fapesp (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo), iniciará o desenvolvimento de Laboratório de Simulação Urbana, que permitirá ações de planejamento de governo essenciais para nortear o crescimento sustentável nas cidades impactadas com o fenômeno da verticalização.
“O principal objetivo é mitigar o impacto futuro que novos edifícios terão no ambiente urbano: tanto nas redes de infraestrutura (água, esgoto, energia etc) quanto nas demandas sociais a serem geradas em função do aumento do número de moradores (escolas, UBS, clubes etc). Na prática, será ferramenta de gestão fundamental para o planejamento das ações governamentais no sentido de garantir qualidade de serviços públicos à população”, informa o reitor Leandro Prearo.
Além disso, o laboratório terá uma estação meteorológica informatizada que incluirá o acompanhamento da evolução das mudanças climáticas e seus impactos (como por exemplo o aumento das chuvas, os ventos intensificados, as ilhas de calor etc) orientando as tomadas de decisão.
O laboratório, ligado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS, será formado por 2 super computadores, interligados por programas de modelagem urbana e georreferenciamento, e será estruturado em 2 pontos: um no campus Conceição da USCS e outro em espaço a ser definido na Prefeitura de São Caetano do Sul, para que se possa, na prática, acompanhar o crescimento do mercado imobiliário e, antecipadamente, implantar as medidas de mitigação.
“O rebatimento na formação dos novos alunos será um diferencial potente para o mercado de trabalho. E muitas outras prefeituras poderão também se associar conosco para produção desses dados e sua interpretação”, explica o gestor do curso de Arquitetura e Urbanismo da USCS, Enio Moro Jr.
“O desenvolvimento desta pesquisa trará prestígio para a universidade e muitos avanços para a gestão do município, permitindo o diálogo entre as áreas do conhecimento acadêmico e a gestão pública”, enfatiza a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo e pesquisadora responsável pelo projeto de pesquisa, Camila Mayumi Nakata Osaki.
O projeto foi aprovado pela Fapesp com uma ordem de valor de R$ 250.000,00 e, pela sua inovação e complexidade, a USCS terá 2 anos para seu pleno funcionamento. A 1ª etapa (já iniciada) consiste no detalhamento do orçamento dos materiais, para, então, proceder a compra. O início das atividades deverá ocorrer no segundo semestre deste ano.