Urbia oferece programação especial em diversos parques de São Paulo
Com atividades e apresentações em diversos parques da capital paulistana, gestora oferece ações educativas, interativas e culturais para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente
- Data: 02/06/2023 11:06
- Alterado: 02/06/2023 11:06
- Autor: Redação
- Fonte: Urbia
Crédito:Divulgação | Urbia Parques
O Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, abre as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. A programação começa já neste sábado (3), com a visita guiada ‘O Parque: a biodiversidade no coração de SP’, que vai levar os visitantes a conhecer mais de perto, as ruas, alamedas e jardins do parque. A visita tem duração de 1h30, com saídas às 9h30 e às 14h30. Na segunda-feira (5), as saídas para a visita guiada são às 9h e às 13h e a duração é de 2h30.
No domingo (04), com saída às 8h, os visitantes podem participar, por duas horas, da ‘Passarinhada’ para conhecer sobre diversas espécies de aves presentes no parque. O ponto de referência de saída para todas as atividades é o Centro de Visitantes, ao lado do Planetário. As atividades são gratuitas, mas as vagas são limitadas e por ordem de chegada.
O objetivo das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente é alertar a população mundial para os problemas ambientais e sensibilizar sobre a importância da conservação do meio ambiente. A data foi estabelecida durante a primeira Assembleia Geral das Nações Unidas, a Conferência de Estocolmo, realizada em 5 de junho de 1972.
Oficinas de brinquedos recicláveis, pintura e caminhada – Parque Eucaliptos
Na segunda-feira (5), das 13 horas às 15 horas, acontece a oficina de brinquedos com garrafas pet e a exposição da Árvore de Livro. Na quarta-feira (7), das 14h às 16h, será realizada a oficina de pintura com tintas naturais ‘Ciclo d’água’. As duas atividades são destinadas ao público em geral e acontecem no Parquinho Infantil. E na sexta-feira (9), às 8h30, é a vez da caminhada com palestra sobre ‘Segurança Alimentar’, com a nutricionista, Jamile da Costa Braz Ribeiro e café da manhã comunitário voltado para o público em geral, na área de Piquenique. O Parque Eucaliptos tem entrada gratuita, abre todos os dias das 7h às 19h, e fica localizado na Rua Ministro Guimarães, 280, Morumbi.
Reciclagem e compostagem – Parque Jardim Felicidade
‘O caminho da minhoca’ é uma oficina que vai envolver toda a família nas produções de uma composteira na garrafa pet e de um painel árvore, com o nome de cada participante em folhas secas formando a copa. A atividade é voltada para o público em geral e está marcada para sábado (3) e domingo (4), às 10h, no Parquinho Infantil, com entrada pela Portaria 3. O Parque Jardim Felicidade abre diariamente das 7h às 18h, e a entrada gratuita. O espaço fica na Rua Laudelino Vieira de Campos, 265, Jardim Felicidade.
Oficina para sensibilização com plantio de muda – Parque Jacinto Alberto
No próximo dia 10, sábado, às 14h, a oficina ‘Que animal sou eu?’, voltada ao público em geral, abordará a sensibilização para a conservação dos animais ameaçados de extinção, assim como os elementos para um ambiente ecologicamente equilibrado. Ambas as atividades serão realizadas no Espaço Multiuso. E no dia 11, domingo, às 14h, com entrada pela Portaria 7, a oficina ‘A importância das árvores’ traz a sensibilização ambiental sobre a importância das árvores no ecossistema e os impactos do desmatamento. Essa atividade inclui plantio de muda nativa e é voltada para o público em geral. O Parque Jacinto Alberto, que fica localizado na Rua Talófitos, 16, Jardim Pirituba, tem entrada gratuita e abre diariamente das 6h30 às 18h.
Caminhada ecológica – Parque Lajeado
Nos próximos dias 8 e 9, às 10h e às 13h, o público que estiver visitando o Parque Lajeado terá a oportunidade de participar de uma caminhada ecológica. O objetivo da atividade é mostrar as curiosidades de algumas árvores existentes no parque e destacar a importância do meio ambiente. O passeio é voltado para pessoas de todas as idades. Diariamente, das 6h às 18h, o Parque Lajeado está em funcionamento com entrada gratuita na Rua Antonio Thadeo, 712, Guaianazes.
Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira também trazem atrações especiais
O Horto Florestal e o Parque Estadual da Cantareira também trazem programações de olho nesta importante data, com trilhas, música e muita conscientização ambiental. Confira a programação:
Apresentação musical da Escola de Música do Ibirapuera – Parque Horto Florestal
A partir das 9h do domingo (4), uma dupla de alunos da Escola de Música do Parque Ibirapuera realizará uma apresentação musical gratuita para os visitantes do Parque Horto Florestal, em frente ao Palácio de Verão. O espetáculo tem duração de duas horas e é livre para todos os públicos.
Visita guiada especial do Dia Mundial do Meio Ambiente – Parque Horto Florestal
As visitas guiadas serão realizadas no Parque Horto Florestal no domingo (4) em duas opções de horários, sendo das 11h às 13h ou das 14h30 às 16h. Os educadores ambientais do espaço serão responsáveis por apresentar informações sobre: educação e conscientização ambiental; expansão urbana; curiosidades das abelhas nativas sem ferrão; da fauna, dando destaque às aves; da flora, com foco nas árvores frutíferas e de espécies nativas e endêmicas; dos lagos e dos animais domésticos e silvestres.
A Urbia recomenda que os participantes utilizem repelente, protetor solar, além de roupas confortáveis, calçados fechados e trazer garrafa d’água. O ponto de encontro e saída da atividade é o Palácio de Verão do Horto e as 40 vagas disponibilizadas serão preenchidas por ordem de chegada. Vale ressaltar que não há restrição de idade para participar do passeio, mas menores de 18 anos devem estar acompanhados de seus responsáveis.
Visita guiada na nova trilha da Pedra Grande – Parque Estadual da Cantareira
Já a visita à nova trilha da Pedra Grande, localizada no Parque Estadual da Cantareira, será realizada no domingo (4), das 10h às 12h. Durante o passeio, a equipe da Urbia trará informações sobre: educação e conscientização ambiental; expansão urbana; abelhas nativas sem ferrão; fauna, com foco no bugio-ruivo e no mico-leão-dourado; flora, destacando árvores de espécies nativas e endêmicas; animais domésticos e silvestres; floresta ombrófila densa. O trajeto é formado por 3,5 quilômetros, sendo uma trilha de dificuldade baixa para média, e os participantes poderão apreciar a vista panorâmica da cidade de São Paulo, diretamente do mirante da Pedra Grande.
Ao todo, serão disponibilizadas 25 vagas, preenchidas por ordem de chegada, e os interessados deverão se encontrar no Centro de Visitantes do Engordador, onde será iniciada a caminhada. A atividade pode ser realizada para pessoas de idades distintas, inclusive, crianças a partir de cinco anos. Apesar da visita guiada ser uma atividade gratuita, o ingresso para acessar o Parque Estadual da Cantareira se mantém no valor de R$ 50 a inteira e R$ 25 meia-entrada, pelo site da Urbia ou diretamente na bilheteria do local.