Urbia celebra sucesso de parcerias sustentáveis no Parque Ibirapuera e expande modelo para outros parques que administra

Em quatro anos, a Urbia captou mais de R$ 200 milhões em patrocínios que resultaram na implantação de novas quadras, skate park, atividades de apoio ao usuário, aulas esportivas gratuitas e na melhoria dos índices de sustentabilidade do parque, por meio de parcerias entre a empresa e grandes marcas do país e mundiais

  • Data: 08/04/2024 14:04
  • Alterado: 08/04/2024 14:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Urbia
Urbia celebra sucesso de parcerias sustentáveis no Parque Ibirapuera e expande modelo para outros parques que administra

Crédito:Divulgação Urbia Parques

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Com o sucesso da captação comercial do Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, com mais de R$ 200 milhões, em quatro anos, a Concessionária pretende multiplicar o modelo de parcerias estratégicas em outras regiões do país, por meio da sua rede de parques como o Horto Florestal de São Paulo, o Parque Estadual da Cantareira, os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral e Parque Nacional do Iguaçu. O modelo de negócios, onde a empresa é pioneira na gestão de parques urbanos, também é inovador, pois oferece espaços públicos, gratuitos e democráticos, com infraestrutura e programação em padrões internacionais com o patrocínio de marcas líderes de seus segmentos. 

A gestora do Parque Ibirapuera investiu R$163 milhões em obras de infraestrutura e segurança, desde que assumiu essa concessão, em 2020 e, em 2024, cerca de R$ 40 milhões ainda serão investidos. A empresa, que integra o Grupo Construcap, é detentora de quatro concessões e 11 parques públicos e aposta no aumento e na diversificação de serviços oferecidos aos usuários desses espaços. 

Localizado no coração da cidade de São Paulo, o Parque Ibirapuera é considerado um dos cartões-postais mais conhecidos da capital. Em 2022 recebeu 14,5 milhões de pessoas e apenas no período de dezembro de 2023 a janeiro de 2024, quando a Urbia realizou o Natal mais tradicional de São Paulo, com o tema ‘Sonho de Uma Noite de Natal’, mais de 2 milhões de pessoas visitaram o Parque Ibirapuera. O número de visitantes é cerca de 25% maior que o do Natal de 2022. Os visitantes buscam experiências únicas e infraestrutura adequada para essa estadia.   

Em 2023 recebeu cerca de 16,5 milhões de visitantes, ano mais visitado até o momento. Para atender essa demanda e superar as expectativas dos usuários dos espaços, a Urbia, estabelece parceria com as marcas quando identifica a necessidade ambiental, cultural ou comercial do Parque e, principalmente, visa o melhor resultado para o usuário. Esses fatores devem estar obrigatoriamente alinhados com os pilares da empresa que são a valorização, o cuidado e a preservação do patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. 

Atualmente o parque conta com o apoio de oito marcas patrocinadoras, sendo elas: Nike (por meio da Fisia, Distribuidora Oficial da marca no país), Centauro, Renault, Braskem, Ambev, 3 Corações, Kibon e RedBull. Essas parcerias viabilizam os projetos voltados para o Parque e permitem que a concessionária entregue aos visitantes espaços de qualidade para momentos únicos com a família e amigos, com práticas esportivas, culturais, gastronomia ou áreas para relaxar e se conectar com a natureza. 

“É fundamental que as marcas estejam conectadas e em total sintonia com os nossos conceitos de gestão dos Parques que administramos, baseados em sustentabilidade. Garantimos o equilíbrio dos espaços, com adequações que não impactem o ambiente natural. Oferecemos espaços com muita natureza e preservação ambiental em harmonia com o uso humano. Dar acesso à população a esses espaços verdes, dentro da maior metrópole do País é a nossa missão”, afirma o diretor Comercial da Urbia, Samuel Lloyd. 

A viabilização de parcerias, além de suprir as demandas nos Parques, acelera a realização de projetos que necessitam de maior aporte financeiro para a implantação e podem até auxiliar em soluções de usos de espaços. 

Esporte e lazer ditam o ritmo das marcas apoiadoras dos projetos do Parque Ibirapuera   

Ao assumir a gestão do Ibirapuera, a Urbia recuperou em curto prazo diversas áreas esportivas e o Grupo SBF, primeira parceria realizada pelo Parque, foi fundamental para que as iniciativas fossem concretizadas. A Nike (por meio da FISIA, parte do Grupo SBF), desenvolveu cinco espaços multiesportivos abertos ao público. Em 2022, além da reforma das duas quadras de basquete e novas melhorias do campo de futebol society, a marca inaugurou duas novas quadras de areia para a prática de modalidades inéditas, como futevôlei, vôlei de praia e beach tennis. 

O iF Design Awards, um dos mais importantes prêmios de design do mundo, premiou o projeto das quadras da Nike do Parque Ibirapuera na edição de 2023. O evento que reconhece trabalhos de excelência desde 1953, premiou o projeto idealizado no Ibirapuera na categoria Arquitetura e Interiores e destaca as quadras como uma ideia que resulta na transformação da experiência esportiva. 

A fim de contribuir com o aumento da conexão das pessoas com o esporte, desde 2022, a Nike oferece treinos gratuitos de futebol feminino e corrida no Parque Ibirapuera. Os espaços são abertos ao público. Para participar, basta se inscrever no site da marca e acompanhar as datas programadas. 

Outro marco importante da parceria com a Nike foi a entrega do primeiro skate Park da história do Ibirapuera e mais movimentado da América Latina. O espaço era uma demanda aguardada há cinco décadas pelos frequentadores do parque apaixonados por skate. Além desses espaços, a Urbia também ampliou a parceria com outras marcas, ampliando a iniciativa para outros parques da Zona Norte da capital paulista, e inaugurou duas quadras poliesportivas com o patrocínio da Gatorade e duas de tênis, com patrocínio da Renault; todos abertos gratuitamente aos usuários do parque. A implantação das quadras supriu a necessidade dos jogadores de tênis que frequentam o Parque Ibirapuera e aguardavam há tempos por esses espaços para continuarem praticando o esporte e trouxe também o fomento do tênis para as gerações futuras impulsionando a prática esportiva em uma área pública.

Nas áreas esportiva e cultural, a Urbia tem o patrocínio da Centauro, desde 2021, com o espaço Arena Centauro que surgiu com o propósito de incentivar e servir a jornada esportiva de milhões de pessoas por meio de experiências, serviços e conteúdo. A marca investiu também em melhorias estruturais no parque com a reforma da pista de cooper e a instalação de oito estações de ginastica e nove estações de alongamento. 

Localizada nas proximidades dos portões 3, 4 e 5 do Parque Ibirapuera, a Arena Centauro oferece semanalmente uma série de atividades gratuitas, incluindo aulas de diversas modalidades e eventos esportivos. Além disso, a casa abriga uma extensa alameda de serviços, sem nenhum custo, incluindo empréstimo diário de diversos artigos esportivos, como bolas e raquetes; oficina para pequenos reparos de equipamentos, como skate e bicicleta; e uma área para experimentação de tênis de corrida, em parceria com marcas parceiras da varejista. O espaço também promove exposições interativas, com o objetivo de disseminar e promover a expressão e a cultura esportiva. Disponível para visitação, a primeira delas faz um mergulho imersivo e sensitivo na história do esporte. 

A reestruturação e manutenção das quadras de saibro do Parque Ibirapuera e a requalificação e manutenção de duas quadras de saibro do Parque Jacintho Alberto, na região norte de São Paulo, também administrado pela Urbia, são frutos da parceria com a Renault. A empresa oferece ainda apoio em eventos e torneios realizados no Parque Ibirapuera. Outra melhoria entregue no Parque por este parceiro foi a instalação no Parque Ibirapuera de três carregadores elétricos com capacidade para seis veículos elétricos simultaneamente, por meio do aplicativo Mobilize Charge Pass. O carregamento é gratuito e a marca é pioneira em trazer o ecossistema completo para garantir a mobilidade elétrica no Parque Ibirapuera. 

Sustentabilidade: parceria possibilitou antecipação de meta lixo zero em dois anos no Ibirapuera   

A Urbia investe no Plano de Gerenciamento de Resíduos do Parque desde que assumiu a administração do Ibirapuera. O Parque antecipou em dois anos o recebimento da marca Lixo Zero, que evita a destinação dos resíduos para aterros. Essa conquista foi possível em razão da parceria com a Braskem, por meio do gerenciamento adequado dos resíduos gerados pelo público que frequenta o espaço e ações de comunicação para conscientização sobre consumo consciente e descarte adequado. A nova Central de Reciclagem, localizada próximo ao Portão 3, inaugurada em agosto de 2023, é outro resultado da parceria. A Central otimiza o processo de reciclagem, diminuindo a possibilidade de contaminação do lixo e melhorando seu aproveitamento. Além disso, sua estrutura, sinalização e mobiliário foram produzidos a partir de um material feito com plástico reciclado. 

O projeto prevê a gestão de todos os tipos de resíduos gerados, sempre com incentivo à não geração, redução, reutilização, reciclagem, ressignificação, tratamento e disposição final do lixo. Por meio da parceria com a Braskem, em 2022, foi possível dar um novo design para as atuais 500 lixeiras instaladas no Parque Ibirapuera com informações sobre quais materiais, recicláveis ou orgânicos, podem ser descartados nelas, e abertura reduzidapara evitar que cascas de coco fossem misturadas com recicláveis, além de evitar que animais se alimentem de restos de comida eliminados ali. 

“Nosso objetivo é que o Parque Ibirapuera se torne referência para outros parques em vários estados do Brasil e em outros países quando falarmos em sustentabilidade em parques urbanos. Para isso estamos trabalhando constantemente e investindo em ações de conscientização para que esse espaço alcance esse patamar e a Urbia esteja sempre em prol do meio ambiente”, afirma Lloyd. 

Desde o início da gestão Urbia, foram coletadas 10.747 toneladas de resíduos, somando recicláveis e não recicláveis. Esse montante equivale a 72 baleias azuis adultas, mamíferos que podem chegar até 30 metros de comprimento. Essa quantidade de resíduos também pode ser comparada a uma frota de 59 aviões de passageiros amontoados, com mais de 70 metros de comprimento. Desse total, 63,7% são cocos, 29,9% são resíduos orgânicos, 4,8% é vegetação e 1,6% são recicláveis. O projeto que vem sendo implementado pela Urbia em parceria com a Braskem permitiu que, desde agosto do ano passado, todos os resíduos passam pela Central, de Reciclagem e são destinados corretamente, tornando o Parque Ibirapuera em lixo zero. 

Parque Ibirapuera atrai marcas de bebidas e de café para espaço gastronômico 

O Parque Ibirapuera recebeu benefícios na área de gastronomia por meio de patrocínio. Em 2021, a Urbia celebrou parceria com a Ambev, que garante melhorias da infraestrutura no parque. A Ambev também fomenta o aumento do fluxo de visitantes com a realização de festivais e eventos culturais. 

O café é uma bebida muito apreciada pelos brasileiros e a 3 Corações é a marca oficial em todos os pontos onde há cafeteria no Parque, oferecendo produtos, serviços e cafés especiais para o usuário. A marca também apoia os eventos culturais realizados no Parque. A 3 Corações também vem se posicionando com produto energético e suplementação de massa e desta forma se aproxima do esporte e das marcas já presentes no parque. 

Projetos Culturais e Ambientais: novas marcas   

A Urbia possui uma ampla gama de parcerias que podem ser realizadas no Parque para viabilizar importantes projetos de sustentabilidade, esportes, educação, cultura e lazer para a população. Em 2024 há muitas possibilidades de parcerias com as marcas, como o aniversário de 70 anos do Parque Ibirapuera, que contará com uma programação extensa com diversos eventos, como shows, feiras e exposições culturais, eventos esportivos e corporativos.   

Na área cultural, o Culturas Brasileiras, que possui o maior acervo de cultura popular e folclórica atualmente no país, guardado há cerca de 20 anos, deve ser implantado nos próximos meses. Outros projetos inclusivos são a reativação do Jardim Sensorial e a requalificação do parquinho, além da sinalização educativa sobre fauna e flora do Parque que são alguns dos projetos patrocináveis. Uma outra novidade para este ano é a requalificação da Praça Burle Marx e Serraria, com entrada pelo Portão 7, muito aguardada pelos praticantes de exercícios funcionais, yoga e meditação. 

Os circuitos educacionais desenvolvidos pela Urbia são oferecidos a escolas e visitantes e concentram oportunidades de patrocínio. As atividades são focadas em educação ambiental e trazem diversos aspectos da vida cotidiana e a relação do ser humano com a natureza e a importância dos parques para a comunidade. Além disso, outra oportunidade para patrocínio no Parque Ibirapuera é a reforma do Planetário Ibirapuera, prevista ainda para este ano. O local já recebeu mais de 5 milhões de visitantes e é o primeiro do país aberto ao público. 

A busca de parcerias com marcas para a implantação de novos projetos reflete no maior número de experiências para os visitantes e aprimoramento da excelência dos serviço

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  • Data: 08/04/2024 02:04
  • Alterado:08/04/2024 14:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Urbia









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