“Upgrade” tecnológico – Condução “Quase” Autônoma
O Jeep Grand Cherokee desembarca no Brasil em dezembro apostando em itens semiautônomos
- Data: 04/12/2019 10:12
- Alterado: 04/12/2019 10:12
- Autor: Daniel Dias
- Fonte: Agência AutoMotrix
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Modelo da Jeep mais vendido em todo o mundo, com mais de 5 milhões de unidades comercializadas em quatro gerações, o Grand Cherokee recebe novidades importantes de ajuda ao motorista na versão 2020 destinada ao mercado brasileiro. O topo de linha passa a contar de série com um amplo pacote de tecnologias de assistência à direção e semiautônomas, que inclui controle adaptativo de velocidade com parada total, assistente avançado de frenagem, aviso de colisão frontal com frenagem ativa, alerta de mudança de faixa com assistente de correção, sistema semiautomático de estacionamento paralelo e perpendicular e monitoramento de pontos cegos. O Grand Cherokee exibe ainda outras novidades no modelo 2020, como as rodas de liga leve de 20 polegadas com novo desenho e a opção de revestimento interno de couro bege, além do tradicional preto. Também foi reformulada a tela do sistema multimídia Uconnect. Com as mesmas 8,4 polegadas de antes, ela agora está ligeiramente mais próxima dos ocupantes, na mesma linha do painel. Isso colabora na ergonomia e deixa o visual mais limpo. A central é compatível com Android Auto, Apple CarPlay e tem navegador GPS próprio.
O Grand Cherokee 2020 tem versão única, a Limited Diesel 4×4 – disponível a partir de dezembro pelo preço de R$ 359.990, nas cores sólidas branco e preto e nas metálicas cinza e prata -, equipada com o motor 3.0 V6 turbodiesel com 241 cavalos de potência a 4 mil rotações por minuto e 56,1 kgfm de torque a 1.800 giros, combinado ao câmbio automático de 8 marchas, com direção assistida eletricamente. Segundo a fabricante norte-americana, o SUV acelera de zero a 100 km/h em 8,2 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 202 km/h. A tradicional aptidão off-road é garantida pela tração integral Quadra-Trac II, com capacidade de subida de 44:1 com a reduzida acionada, podendo transferir 100% do torque para o eixo traseiro. Há ainda o controle de descida (HDC) e o sistema de tração Selec-Terrain com cinco modos: Auto (automático), Snow (neve), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra).
O SUV de grande porte da Jeep tem outros destaques em sua lista de equipamentos, começando pelos apoios de cabeça dianteiros ativos, passando pelos bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, pelo banco traseiro com aquecimento, pela comutação automática de faróis (fachos alto/baixo), pelo controle de oscilação de reboque, pelos faróis com nivelamento automático, pelo quadro de instrumentos com tela configurável de TFT de 7 polegadas, pelo sistema de entretenimento traseiro com duas telas rebatíveis de 9 polegadas, por duas entradas HDMI e dois fones de ouvido sem fio, pelo som premium com nove alto-falantes e subwoofer, pela tampa do porta-malas com acionamento elétrico, pelo teto solar panorâmico e chegando ao volante com ajuste elétrico de altura e profundidade. Só de itens relativos à segurança, são mais de setenta.
O Grand Cherokee tem 4,82 metros de comprimento, 1,94 metro de largura, 1,80 metro de altura e generosos 2,91 metros de distância de entre-eixos. Com 2.393 quilos de peso, o utilitário esportivo de luxo tem um tanque de combustível de 93 litros – com uma autonomia urbana de quase novecentos quilômetros e rodoviária de mais de mil e cem quilômetros -, ângulos de ataque (dianteiro) de 26,3 graus e de saída (atrás) de 26,5 graus, vão livre em relação ao solo de 21,8 centímetros e capacidade do porta-malas de 457 litros, sem o rebatimento do encosto do banco traseiro.
A versão 2020 do Grand Cherokee passa pelos últimos retoques no visual. Em 2021, virá a quinta geração do “jipão”, igualmente produzida em Detroit, nos Estados Unidos. A futura geração terá até sete lugares, mas deixará de ser o maior veículo da marca, passando o bastão para o Grand Wagoneer, que por curiosidade foi o mesmo nome do antecessor do Grand Cherokee até 1991.