Universidades debatem sobre Polo Tecnológico e valorização da mão de obra
Representantes de instituições de ensino superior da região participam da primeira reunião do Grupo Técnico Universidades do Consórcio
- Data: 06/09/2019 17:09
- Alterado: 06/09/2019 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: Consórcio Intermunicipal Grande ABC
Crédito:Divulgação/Consórcio ABC
O projeto do Polo Tecnológico do Grande ABC e a valorização da mão de obra regional foram as principais pautas da primeira reunião do Grupo Técnico Universidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada na manhã desta sexta-feira (6/9).
Durante o encontro, foi apresentada a metodologia utilizada para estruturar o equipamento para desenvolvimento de tecnologias, considerando vocação, potencial e tendências da região. O resultado apontou que as oportunidades para o Grande ABC estão nos setores automobilístico, químico, complexo da saúde, tecnologias da informação e comunicação, materiais avançados e indústria 4.0.
O diretor de Programas e Projetos do Consórcio ABC, Giovanni Rocco, explicou que a fase de projetos já foi concluída e, neste momento, a região busca recursos para a implementação do polo.
“A parte política está sendo alinhada com o Ministério da Ciência e Tecnologia, e as instituições de ensino da região devem se preparar visando que a mão de obra formada permaneça por aqui”, sintetizou.
Durante o encontro, o Grupo Técnico debateu as possibilidades de a região ser referência na área tecnológica em geral, além do setor automobilístico. Para isso, a contribuição das universidades e escolas técnicas é vista como fundamental, em um planejamento a longo prazo, para unificar vocações tecnológicas e industriais.
Participaram da reunião representantes da Universidade Metodista, Fundação Santo André (FSA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Faculdade Pentágono (Fapen), Centro Regional para a Cooperação em Educação Superior na América Latina e Caribe (Creces) e Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) de Diadema, Mauá e São Caetano do Sul.
O Consórcio ABC também foi representado por seu secretário-executivo, Edgard Brandão, pelo diretor Administrativo e Financeiro, Miguel Heredia, e pelas coordenadoras de Programas e Projetos Juliana Cavasini e Lívia Rosseto.
O Grupo Técnico Universidades, formalizado pelo Consórcio ABC em 9 de agosto, tem o objetivo de reunir integrantes das instituições de ensino superior da região para troca de experiências e integração com o poder público regional.