Unipar patrocina Festival de Fotografia de Paranapiacaba
O FFP faz parte do conjunto de projetos apoiados pela companhia que busca impactar 900 mil pessoas em 2023 com iniciativas voltadas para ações sociais, esportes, educação e cultura
- Data: 24/08/2023 10:08
- Alterado: 24/08/2023 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: Unipar
Crédito:Marcel Uyeta
A Unipar – líder na produção de cloro e soda e segunda produtora de PVC na América do Sul – patrocina o renomado Festival de Fotografia de Paranapiacaba (FFP), que será realizado entre os dias 24 e 27 de agosto. Em sua 6ª edição, o evento contará neste ano com a Casa Unipar, espaço onde os visitantes poderão conferir uma exposição que retrata o ambiente de trabalho da companhia pela ótica dos colaboradores de sua unidade de Santo André.
Para reunir esse material, a Unipar organizou um workshop de fotografia com João Kulcsár, curador e diretor do Festival. Com a participação de funcionários da companhia, a iniciativa resultou em mais de 100 imagens enviadas e o resultado será apresentado no evento.
“Estamos muito felizes por fazer parte da história desse festival tão emblemático para a região. O apoio da Unipar incluiu um concurso interno com o qual pudemos conhecer um pouco mais sobre o olhar dos nossos colaboradores sobre a fábrica e suas rotinas. E, para além dos nossos muros, é uma oportunidade de contribuir para a manutenção de uma iniciativa cultural já sedimentada na região”, afirma Suzana Santos, head de Comunicação e Sustentabilidade da Unipar.
Criado em 2018, o Festival teve início como um processo formativo e curatorial e, no ano seguinte, já contava com uma sede na Vila. Batizada de CERA – Centro de Estudos e Residência Artística –, a casa visa manter viva a proposta do festival durante todo o ano, com eventos e ações que incentivam a reflexão e experimentação nas artes visuais, além de envolver e mobilizar a comunidade local e seus visitantes.
O FFP é um dos mais de 40 projetos patrocinados pela Unipar e pelo Instituto Unipar por meio de leis de incentivo ou recursos próprios. A empresa definiu o desenvolvimento humano e o saneamento como pilares para o seu Investimento Social Privado. Com o apoio a projetos voltados para as frentes de arte e cultura, esportes, educação e ações sociais, o objetivo da Unipar é impactar positivamente 2 milhões de pessoas até 2025. Em 2022, a companhia investiu R$ 11 milhões nessa frente e, neste ano, ampliou o montante para R$ 15 milhões.
O festival tem curadoria e direção de João Kulcsár, que apresenta extenso currículo e íntima relação com a fotografia nacional e mundial. O artista é mestre em artes pela Universidade de Kent na Inglaterra, professor e coordenador de fotografia do Senac-SP por 30 anos, curador de importantes exposições fotográficas no Brasil no exterior, como Portugal, Estados Unidos, Cuba, Inglaterra, Itália e Suíça, idealizador do projeto de uso de fotografia em sala de aula pelo Itaú Cultural e Secretaria de Educação do Estado de SP em 2004 e, atualmente, coordena o projeto de alfabetização visual, que desenvolve atividades de fotografia e educação no Brasil – Fundação Gol de Letra, Meninos do Morumbi, Febem – e no exterior – Alta Scuola Pedagogica di Locarno (Suíça), Instituto Português de Fotografia (Portugal), HABLA (México), Universidade de Harvard – Graduate School of Education (EUA). Também é autor e trabalha com projetos e consultoria de acessibilidade, fotografia e pessoas deficientes visuais desde 2008.
Serviço:
Festival de Fotografia de Paranapiacaba
Data: 24 a 27 de agosto
Local: Vila de Paranapiacaba
Site: Link