Unipar patrocina Bienal de São Paulo e todo seu programa de mostras itinerantes
O destaque é o projeto “Bienal com as comunidades”, que extrapola os muros da Bienal e convida grupos de diversos pontos da Grande SP a participarem de debates sobre arte e cultura
- Data: 27/04/2022 15:04
- Alterado: 27/04/2022 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: Unipar
Crédito:Divulgação
A Unipar, líder na produção de cloro e soda na América do Sul e uma das maiores produtoras de PVC, definiu o desenvolvimento humano e o saneamento como pilares para seu Investimento Social Privado nos próximos 10 anos, a partir do avanço da diretriz de sustentabilidade da empresa. Em linha com essa estratégia, a Unipar anuncia o patrocínio a 35ª edição da Bienal de São Paulo e suas itinerâncias, um dos maiores eventos culturais do mundo.
A Fundação Bienal de São Paulo, cujo compromisso é o de fomentar e difundir as artes visuais, é um dos grandes projetos selecionados pela companhia. A instituição contará com o apoio da Unipar em todas as atividades itinerantes programadas para acontecerem ao longo deste e do próximo ano em unidades da Federação como São Paulo, Minas Gerais, Pará, Maranhão, Ceará e Distrito Federal, além de Santiago, no Chile, e em Paris, na França.
Nesta iniciativa, o destaque é o projeto “Bienal com as comunidades”, que extrapola os muros da Bienal e convida grupos de diversos pontos da Grande São Paulo a participarem de debates sobre arte, cultura, educação e sociedade. Por conta da parceria, também estão previstas ações educacionais voltadas para as comunidades do entorno das fábricas da Unipar. A Bienal acontece desde 1951 e é considerada a maior exposição do hemisfério sul e um dos principais eventos do circuito artístico internacional.
“O acesso a arte e cultura tem que ser para todos. Por meio dessas frentes podemos possibilitar o desenvolvimento de jovens que residem nas comunidades no entorno das nossas unidades, garantindo a eles melhores oportunidades profissionais e pessoais”, afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.
Enunciados curatoriais
Dentre as atividades da Bienal, estão previstas mostras itinerantes com enunciados, como “Os retratos de Frederick Douglass”, que traz artistas e obras voltados aos processos de colonização, deslocamento, violência e resistência que marcaram e continuam marcando a vida de milhões de pessoas ao redor do planeta. Douglass foi um homem público, jornalista, escritor, orador, e um dos principais expoentes da luta pela abolição da escravidão. Até hoje seus retratos circulam pelo mundo como símbolo de justiça e liberdade.
Outro enunciado que será apresentado é o “Cantos Tikmu’un”. Os Tikmu’un, também conhecidos como Maxakali, são um povo indígena originário de uma região localizada entre os atuais estados de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Após inúmeros episódios de violência e abusos, eles foram forçados a abandonar suas terras ancestrais. Seus cantos organizam a vida nas aldeias, representando os elementos do seu cotidiano: plantas, animais, lugares, objetos e saberes.
Os enunciados “A imagem gravada de Coatlicue + Hiroshima Mon Amour de Alain Resnais” retratam o poder de resistência da deusa da fertilidade, sua aura feminina e revolucionária e a arte como caminho para o incompreensível, não reduzindo-o a explicações, mas dando lhe contorno, desenhando o alcance daquilo que irradia. Os últimos dois projetos que serão apresentados são “O sino de Ouro Preto + A ronda da morte de Hélio Oiticica” que em torno do Sino de Ouro Preto busca reverberar artisticamente os ecos do Brasil colonial, os repiques e badalos que se fazem ouvir hoje e também o modo como uma ação ou obra do passado vive no presente, constituindo desafios e inspirando lutas que serão fundamentais para a construção do futuro.
Patrocínio Unipar
O patrocínio da 35ª Bienal de São Paulo acontece em parceria com a Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo, por meio da Lei Rouanet. Além dessa lei, a Unipar utiliza recursos de outras leis de incentivo, como ICMS, Lei do Esporte e fundos do idoso. A companhia destina também recursos diretos para patrocínios e doações.
A Unipar fez um investimento de mais de R$ 11 milhões que serão destinados a doações e projetos nos próximos 24 meses, impactando cerca de 850 mil pessoas ao longo deste período. O total de investimento previsto envolve recursos diretos, incentivados e de produtos doados. Nos dois anos anteriores foram destinados cerca de R$ 7 milhões para os projetos de investimento social privado. No caso da Bienal, os eventos incentivados pela companhia têm início em abril de 2022, por meio das itinerâncias, e seguem até o evento principal realizado em setembro de 2023.