Unipar leva alunos da rede pública de Rio Grande da Serra (SP) ao Museu Catavento
Companhia tem o objetivo de impactar 900 mil pessoas ao longo de 2023 investindo no desenvolvimento humano, com iniciativas nas frentes de educação, cultura, esportes e ação social
- Data: 26/05/2023 16:05
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Unipar
Unipar leva alunos da rede pública de Rio Grande da Serra (SP) ao Museu Catavento
Crédito:Divulgação
A Unipar, líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, promoverá uma visita dos alunos da rede pública de ensino da cidade de Rio Grande da Serra (SP) e de famílias assistidas pela ONG Aprisco ao Museu Catavento, em São Paulo, na última sexta-feira (26/05). A visita foi realizada por mais de 250 alunos e aproximadamente outras 50 pessoas entre as famílias assistidas pela Aprisco e profissionais da Secretaria de Educação e Cultura de Rio Grande da Serra (SP).
“É um prazer para nós estar aqui hoje a convite da Unipar, onde foi possibilitado que trouxéssemos os alunos da rede pública municipal e estadual de Rio grande da Serra para o Museu Catavento que é tão cheio de cultura. Nós só temos a agradecer a companhia por ter proporcionado essa experiência única na vida dos alunos”, comenta Alessandra Barchini, secretaria de Educação e Cultura de Rio Grande da Serra.
Historicamente comprometida com o desenvolvimento sociocultural do País, a Unipar atua em prol da valorização do patrimônio histórico, artístico, cultural e memorial do Brasil desde sua criação. Para 2023, a companhia selecionou mais de 40 projetos para seu programa de Investimento Social Privado, com investimentos na ordem de R$ 15 milhões, que devem impactar 900 mil pessoas.
“O desenvolvimento humano é uma prioridade para nós, tanto que é um dos pilares da nossa diretriz de sustentabilidade. Nesse sentido, atuamos nas frentes de educação, esporte, cultura e ação social. E, na visão de ecossistema, atuamos em parceria com os Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs), que reúnem representantes das comunidades do entorno de nossas fábricas e com as secretarias municipais, que possibilitam o acesso de estudantes a essas iniciativas. Com eles, fazemos uma escuta ativa e debatemos as preocupações e interesses da comunidade para buscar a melhor forma de contribuir. Este é o compromisso que conecta a empresa aos locais onde está instalada, estabelecendo um pacto duradouro de confiança, transparência e de desenvolvimento sustentável com as comunidades ao redor”, ressalta Suzana Santos, head de comunicação e sustentabilidade da Unipar.
O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 com a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível. Em 2023, conta com o incentivo da Unipar, sendo um dos grandes equipamentos culturais que a companhia aposta para levar educação e impactar a sociedade. O local possui 219 instalações, em 12 mil metros quadrados de área expositiva, divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.
Em breve, o Catavento contará com uma nova experiência da Unipar, que deve ficar na seção de Sociedade, onde há outras exposições que se ligam ao tema água. Esse projeto tem sido desenvolvido juntamente com os profissionais do museu e deve ocupar uma área de 38 m², no segundo andar.
Mais de 6 milhões de visitantes já foram recebidos pelo Catavento que está localizado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo, o Palácio das Indústrias. Inaugurado em 1924, originalmente como local de exposições, o espaço teve ao longo de sua história diversos outros usos, retomando sua finalidade original com a implantação do Museu Catavento.
Outros projetos de impacto nacional
Recentemente a companhia participou ativamente do maior evento de arte da América Latina, a SP–Arte (Festival Internacional de Arte de São Paulo), onde é uma das principais patrocinadoras. O evento que recebe mais de 100 mil visitantes por ano, contou novamente com a Unipar para desenvolver o mercado brasileiro e promover o acesso à arte e ao conhecimento. Como parte do apoio à exposição, a empresa levou cerca de 140 professores e 80 estudantes de escolas públicas de Cubatão e Rio Grande da Serra para acompanhar presencialmente a ação.