Unidades do Detran.SP fecham no feriado de Corpus Christi
Unidades do Detran.SP fecham nesta quinta e sexta em razão do feriado de Corpus Christi. Atendimento nos postos e o Disque Detran.SP também estarão indisponíveis
- Data: 30/05/2018 11:05
- Alterado: 30/05/2018 11:05
- Autor: Redação
- Fonte: Detran.SP
Crédito:
Em virtude do feriado de Corpus Christi, todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) não funcionarão nesta quinta-feira e sexta-feira, 20 e 21 de junho, inclusive os postos integrados ao Poupatempo. O Disque Detran.SP também estará indisponível nas mesmas datas.
As unidades que funcionam aos sábados retomarão o atendimento normalmente no dia 22 de junho, bem como a central telefônica.
Datas |
Postos do Detran.SP |
Disque Detran.SP |
Quinta-feira, 20/06 |
Fecham |
Não atende |
Sexta-feira, 21/06 |
Fecham |
Não atende |
Sábado, 22/06 |
Abrem |
Atendem |
Para obter informações sobre os serviços de trânsito, os cidadãos podem ligar para o Disque Detran.SP no telefone 3322-3333 para Capital e municípios com DDD 11. Para as demais localidades, o serviço telefônico está disponível no número 0300-101-3333.
SERVIÇOS ELETRÔNICOS
Por meio do portal do Detran.SP, o cidadão pode realizar 43 serviços de trânsito relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha, que garantem a segurança dos dados pessoais.
O Detran.SP oferece, ainda, três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.
FAÇA PLANOS PARA A VIAGEM
O feriado é prolongado e concorrido, mas ao planejar a viagem, os motoristas podem optar por escolher os horários de menor movimento para uma viagem mais tranquila.
Segundo dados do Centro de Operações do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), nas sextas-feiras, as estradas são mais livres entre à 0h e às 6h. Aos sábados, os melhores horários para viagem são da 1h às 7h e das 23h à 0h. No retorno, aos domingos, a dica é viajar da 1h às 9h e das 22h à 0h.
Verifique documentos e equipamentos – Antes de sair de casa, verifique se a documentação do carro e do motorista está em dia. Uma revisão no veículo é muito importante para evitar problemas na estrada. Não basta só abastecer.
Mantenha distância do carro da frente – Se houver um engavetamento, seu carro terá menos chances de se chocar com o veículo da frente. A distância entre veículos garante uma área de manobra em caso de emergência.
Nunca ultrapasse pelo acostamento! – Regra básica de educação e respeito com os outros motoristas. Além disso, ultrapassar pelo acostamento é muito arriscado e infração gravíssima.
Não desligue o motor – Nada de desligar o veículo a cada parada de um engarrafamento. Só o faça se perceber que a parada será realmente longa, ou em túneis, onde a recomendação é expressa.
Não use a “banguela” – Nunca tente deslocar o carro desengrenado ou desligado, pois a maioria dos sistemas de freios perde sua eficiência e você corre o risco de causar algum acidente.
Descanse – Evite acidentes descansando a cada três horas ou quando sentir sono. Pare um pouco, desça do carro, caminhe um pouco, alongue-se. Vale tomar um café, mas jamais ingerir álcool.