Unidade móvel do Centro de Cidadania LGBTI estaciona em estações da Linha 5-Lilás
Iniciativa tem por objetivo dar suporte a pessoas que sofrem violência e são vítimas de exclusão social, ficando à margem da sociedade e do mercado de trabalho
- Data: 07/09/2021 17:09
- Alterado: 07/09/2021 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: Via Mobilidade
Crédito:Divulgação
Como forma de apoio às ações de respeito à diversidade sexual e no combate à LGBTIfobia, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, cede espaço em suas estações, em setembro, para a prestação de serviço das unidades móveis dos Centros de Cidadania LGBTI, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
No dia 08 de setembro, entre 11h e 16h, a van que faz parte dos Centros de Cidadania LGBTI e que compõem a rede de serviços da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – Coordenação de Políticas para LGBTI+, da Prefeitura de São Paulo, estará na Estação Vila das Belezas, na Linha 5-Lilás. A ação segue nos dias 09 (Estação Campo Limpo), 16 (Estação Capão Redondo), 17 (Estação Vila das Belezas), 22(Estação Campo Limpo) e 29 (Estação Vila das Belezas), sempre no mesmo horário.
Dois articuladores sociais atenderão o público. A iniciativa tem por objetivo apresentar as atividades oferecidas nos centros. Entre essas estão atendimento a vítimas de violência, agressão ou discriminação por causa da orientação sexual ou identidade de gênero, com encaminhamento, quando necessário, para os serviços de assessoria jurídica, psicológica ou social; e ações para inclusão em programas de elevação de escolaridade e inserção no mercado de trabalho. Também serão distribuídos folhetos sobre infecções sexualmente transmissíveis.
“Essas ações visam dar suporte às pessoas LGBTI+, vítimas de preconceito e discriminação, buscando transformar a vida dessa população que, muitas vezes, não tem apoio nem da própria família”, diz Cássio Rodrigo, coordenador de políticas para LGBTI+ da prefeitura.
“Damos todo apoio a iniciativas como essas em nossas estações”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias. “Além de oferecer um transporte seguro, incentivamos ações que abordem a inclusão e colaborem para reduzir o preconceito e a vulnerabilidade da população LGBTI”, completa.