Umesp realiza palestra em SCS sobre os novos protestos
Neste sábado (14/9) às 14h o Cecape de São Caetano (Rua Tapajós, 300) recebe o palestrante Hugo Matos, professor de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), para conversar com o público sobre as novas formas de manifestações democráticas ocorridas nos últimos meses, nas ruas e na internet. A palestra “Sementes de uma primavera […]
- Data: 13/09/2013 18:09
- Alterado: 13/09/2013 18:09
- Autor: Redação
- Fonte: PMSCS
Crédito:
Neste sábado (14/9) às 14h o Cecape de São Caetano (Rua Tapajós, 300) recebe o palestrante Hugo Matos, professor de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), para conversar com o público sobre as novas formas de manifestações democráticas ocorridas nos últimos meses, nas ruas e na internet.
A palestra “Sementes de uma primavera política brasileira” pretende refletir sobre alguns movimentos emergentes, às vésperas da Copa do Mundo e das eleições de 2014.
Esta palestra, de setembro, faz parte do ciclo “Encontros Filosóficos”, que vem acontecendo desde agosto no teatro do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) “Dra.Zilda Arns”. O programa é uma parceria entre o Curso de Filosofia da Umesp e o Depto. de Cultura da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Caetano do Sul.
Todas as palestras são abertas ao público, gratuitas, e não é necessária inscrição prévia. O certificado de participação é entregue no dia de cada evento.
Os Encontros Filosóficos têm por objetivos:
– tornar o conhecimento acadêmico mais acessível, sem prejuízo qualitativo;
– criar um espaço de formação continuada, contando com certificação e cumprimento de atividades complementares para estudantes da graduação de universidades da região;
– por meio de palestras mensais, estimular a reflexão e o diálogo intermunicipal sobre assuntos atuais relacionados com cidadania, mentalidades, utopias, artes e tecnologias na educação.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Jander Cavalcanti de Lira, “democratizar de fato o acesso à cultura e à educação é um lema não só de São Caetano mas do Brasil e de todos os países que almejem o desenvolvimento inteligente, que leva em consideração os três grandes desafios do século XXI: responsabilidade, diversidade e participação. ‘Filosofia’ é uma seção da nossa agenda cultural porque, além de ser cultura, ela cria a oportunidade para o debate aberto das culturas, sejam pedagógicas, artísticas, sociopolíticas, científicas.”