Um mar de lama pra lá de especial
Muita lama, aventura e emoção marcaram a quarta edição do Jeep Eficiente, promovida pela ONG Adote um Cidadão, que reuniu 110 participantes, tanto jipeiros da região quanto pessoas com deficiência, em mais um encontro radical. O trajeto teve como ponto de encontro o Paço Municipal de São Bernardo, com destino a Taguarussu, que entre as […]
- Data: 28/07/2021 09:07
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: ONG Adote um Cidadão
Jipe Eficiente
Crédito:Divulgação
Muita lama, aventura e emoção marcaram a quarta edição do Jeep Eficiente, promovida pela ONG Adote um Cidadão, que reuniu 110 participantes, tanto jipeiros da região quanto pessoas com deficiência, em mais um encontro radical. O trajeto teve como ponto de encontro o Paço Municipal de São Bernardo, com destino a Taguarussu, que entre as montanhas da Vila de Paranapiacaba, Santo André, e Mogi das Cruzes, existe esse vilarejo, que mais parece uma cidade cinematográfica. Os pontos altos das atividades foram a Prainha, morro da Capivara e as trilhas das Estrada do Sal, onde os Zequinhas do Adote desafiaram atoleiros, descidas e subidas, enquanto os jipeiros descreviam aos deficientes visuais destalhes sobre a paisagem.
Vários deficientes visuais foram batizados nos volantes inclusivos do JIPE EFICIENTE, e um deles foi Fernando Aparecido, 27 anos, que arrasou na lama ao lado da experiente Zequinha, Sarita Costa, que fez a alegria de vários Cidadãos Pra Lá de Especiais gentilmente cedendo com muito carinho o Jipe NEMO.
Este Jipe NEMO, também apareceu com sua rodas-barbatanas “da sorte” para trazer um dia inesquecível ao mar de cidadãos que estavam presentes trazendo esperança novamente e superando os traumas do dia a dia.
A teoria também aponta que Nemo significa “ninguém” em latim. Dessa forma, o filme “JIPE EFICIENTE” pode ser chamado “procurando ninguém”, como ocorreu no encontro casual deste NEMO da lama nesse dia inesquecível para todos do Adote.
Como no filme da Pixar, conforme NEMO vai conhecendo novos personagens ao longo da história, ele vai se tornando cada vez menos paranoico, e foi o que este “jipinho” ensinou através de seu volante nesta aventura pelas trilhas da mata Atlântica.
Os 36 tubarões e tartarugas – jipeiros, mostram a todos nós, 50 neminhos do Adote, que nem toda as aparentes ameaças são mortais – trilhas, derrapagem, atolamentos, zerinhos, erosões, chacoalhões, lama, nevoeiros, troncos, reboques, e tudo que encontramos em uma aventura, são ocorrências que temos que viver, então não há como viver preocupando-se com tudo e nem podemos tentar controlar tudo na vida.
Já está marcado o próximo Jipe Eficiente para o dia 30 de julho de 2022, em que desta vez será nacional, marcando o Dia Nacional do Jipe da Pessoa com Deficiência. Este que já conta com vários jipes clubes espalhados pelo brasil que já confirmaram suas ações em seus estados. O ‘Adote um Cidadão’ realiza passeios socioeducativos mensalmente, além de um curso de inclusão digital para deficientes e cursos profissionalizantes online para jovens. Todas as realizações da Ong são gratuitas e jamais foi aceito dinheiro público e nem benefício de incentivos fiscais, tudo foi mantido por amigos há 22 anos com o propósito de trazer felicidade para Cidadãos Pra lá de Especiais!
No próximo dia 12 de agosto ocorrerá nossa próxima aventura, o ADOTELAND na Cidade das Crianças, e 30 de agosto, para comemorar os 22 anos do Adote, será realizado mais uma edição de Um Salto Pra Vida com 22 pessoas com deficiência que terão seus sonhos realizados de saltar de paraquedas e voarem pelos céus.