Últimos dias para visitar a mostra Tunga: Conjunções Magnéticas
Aberta ao público até domingo, a exposição ocupa os três andares do espaço expositivo do Itaú Cultural e se estende para o Instituto Tomie Ohtake
- Data: 07/04/2022 15:04
- Alterado: 07/04/2022 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:
Esta é a última semana para quem ainda não teve oportunidade de conferir a exposição Tunga: Conjunções Magnéticas. Aberta até domingo, 10 de abril, a mostra tem curadoria de Paulo Venancio Filho e apresenta as principais obras do artista pernambucano, considerado um dos escultores mais emblemáticos do Brasil. Suas criações são conhecidas principalmente pelas analogias entre corpo e escultura.
A exposição é composta por cerca de 300 obras bidimensionais e tridimensionais, entre trabalhos produzidos desde o início de sua carreira, quando ele tinha 18 anos, até as suas últimas criações, em 2015, e itens de seu ateliê. São desenhos – os quais permeiam seu trabalho em toda a carreira –, esculturas, objetos, instalações, vídeos, performances, cadernos de artista, esboços e materiais que ele utilizava.
Ela se estende para o Instituto Tomie Ohtake, situado no bairro de Pinheiros, onde o público aprecia Gravitação Magnética, além de desenhos que acompanham o trabalho e uma maquete, ali também está exposta ÃO, atualmente podendo ser visitada apenas no Instituto Inhotim.
A realização e concepção de TUNGA: Conjunções Magnéticas é uma parceria do Instituto Tunga e Itaú Cultural. Os objetos táteis, que se reúnem aos recursos de acessibilidade oferecidos na mostra, também vêm de um trabalho conjunto dos dois institutos. Paulo Venancio Filho, curador, crítico e professor de arte, além de amigo de Tunga desde que ele foi viver no Rio de Janeiro, assina a curadoria. O projeto expográfico é de Isa Gebara. Pelo instituto Tunga, colaboraram Antônio Mourão, seu filho e diretor da instituição; Clara Gerchman, cofundadora e gestora do acervo; e Fernando Sant’Anna, assistente do artista em grande parte da sua carreira.
SERVIÇO
TUNGA: conjunções magnéticas
Até 10 de abril de 2022
Itaú Cultural (1º andar, subsolo 1 e subsolo 2) e
Instituto Tomie Ohtake (Salas 1 e 2 e Grande Hall)