Últimas semanas: Exposição Natureza Viva, de Marcelo Tinoco, no Centro Cultural Fiesp
A visitação é gratuita de terça a domingo, das 10h às 20h
- Data: 30/09/2024 19:09
- Alterado: 30/09/2024 19:09
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Expedição Rio 2022
Crédito:Divulgação
O Centro Cultural Fiesp (CCF) recebe até 12 de outubro a exposição Natureza Viva, do artista Marcelo Tinoco, com curadoria de Nancy Betts. A visitação é gratuita de terça a domingo, das 10h às 20h. A mostra reúne 12 obras criadas ao longo da última década, que representam paisagens naturais e jardins, refletindo sobre a interação entre a humanidade e a natureza.
As obras de Tinoco são fruto de um processo de desconstrução de fotografias antigas e recentes, usadas como base para a composição de novas cenas. A partir desse “rascunho”, o artista redesenha e colore manualmente, criando o que ele denomina “fotografia multidisciplinar”.
“O título da exposição, Natureza Viva, é um jogo lexical com uma antiga classificação de gêneros na História da Arte, a Natureza Morta, que implicava em composições elaboradas com frutas, fauna e flora, nas quais a vida havia sido extinta. Objetos inanimados como cálices, ânforas de cristal cuja materialidade indicava fragilidade e instrumentos musicais que denunciavam o silêncio a falta de sonoridade e movimento, por consequência a efemeridade da vida“, explica a curadora Nancy Betts.
O público é conduzido a uma experiência imersiva, passando por paisagens tropicais e europeias. Nas criações de Tinoco, há uma fusão entre o real e o mágico, como os jardins de Burle Marx, que evocam um modernismo paisagístico.
Serviço
Exposição Natureza Viva
Artista: Marcelo Tinoco
Curadoria: Nancy Betts
Visitação: Até 13 de outubro de 2024
Terça a domingo, das 10h às 20h
Local: Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp – Av. Paulista, 1.313