UFABC oferece 1988 vagas na graduação em 2023 via ENEM/SiSU
Universidade oferece também 20 vagas para premiados em Olimpíadas de Conhecimento e Competições Científicas
- Data: 17/01/2023 14:01
- Alterado: 17/01/2023 14:01
- Autor: Redação
- Fonte: Universidade Federal do ABC
Crédito:Roberto Sungi
A Universidade Federal do ABC divulga o para ingresso nos cursos de graduação da Instituição em 2023.
Os editais de ingresso trazem detalhes sobre o ingresso via sistema ENEM/SISU e também sobre as vagas para premiados em Olimpíadas de Conhecimento e Competições Científicas.
ENEM SiSU
Os estudantes interessados em concorrer a uma das 1.988 (um mil, novecentos e oitenta e oito) vagas de graduação da UFABC terão do dia 16 a 24 de fevereiro de 2023 para realizar a sua inscrição via Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A divulgação do resultado, antes prevista para março, será realizada já no dia 28 de fevereiro.
Podem concorrer as vagas os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2022. As inscrições serão realizadas no site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Os(as) candidatos(as) às vagas da UFABC poderão escolher dentre os seguintes cursos de ingresso da instituição:
Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BC&T)
Bacharelado em Ciências & Humanidades (BC&H)
Licenciatura em Ciências Humanas (LCH)
Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE)
Do total de 1.988 vagas disponibilizadas, 1.005 (mil e cinco) serão destinadas ao Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) sediado no campus Santo André, 158 (cento e cinquenta e oito) à Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) sediada no campus Santo André, 431 (quatrocentas e trinta e uma) ao Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) sediado no campus São Bernardo do Campo, 346 (trezentas e quarenta e seis) ao Bacharelado em Ciências e Humanidades (BC&H) sediado no campus São Bernardo do Campo e 48 (quarenta e oito) à Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) sediada no campus São Bernardo do Campo.
Os cursos de ingresso são interdisciplinares e possibilitam o acesso a outros cursos de formação específica.
Políticas afirmativas na UFABC e modalidades de concorrência
Como parte das políticas nacionais e institucionais de ação afirmativa, a UFABC reserva 50% de suas vagas anuais para estudantes que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas. As vagas ofertadas estão distribuídas em 7 (sete) modalidades de concorrência:
Candidatos oriundos de escolas públicas: dentre as vagas reservadas para esses candidatos, há, conforme disposto na Lei nº 12.711/2012 e na Lei nº 13.409/2016, vagas para subgrupos de renda, para autodeclarados preto, pardo ou índio (PPI) e para Pessoas com Deficiência (PcD);
Pessoas com Deficiência (PcD), independentemente de outra condição;
Refugiados e Solicitantes de Refúgio, independentemente de renda familiar;
Refugiados e Solicitantes de Refúgio em situação de vulnerabilidade econômica;
Pessoas Transgêneras, Transsexuais e Travestis, independentemente de renda familiar;
Pessoas Transgêneras, Transsexuais e Travestis em situação de vulnerabilidade econômica;
Ampla concorrência.
Vagas olímpicas
A UFABC também dispõe de 20 vagas reservadas para estudantes premiados em olimpíadas de conhecimento e competições científicas, distribuídas entre os quatro cursos interdisciplinares de ingresso: Bacharelado em Ciência & Tecnologia (BC&T); Bacharelado em Ciências & Humanidades (BC&H); Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) e a Licenciatura em Ciências Naturais e Exatas (LCNE).
Essa possibilidade está com inscrições abertas até 13 de fevereiro, por meio de formulário eletrônico. Podem se candidatar estudantes do Ensino Médio contemplados em concursos promovidos nos três anos anteriores ao de ingresso postulado na UFABC, ou seja, no processo seletivo vigente, valem premiações obtidas de 2020 a 2022 e homologadas até o final deste ano.
Projeto Pedagógico Interdisciplinar
Na UFABC, o aluno ingressa em um dos quatro cursos interdisciplinares (BC&T, BC&H, LCH e LCNE). No quadrimestre(*) em que ingressa, o estudante é matriculado em disciplinas de seu curso interdisciplinar. A partir do segundo quadrimestre, o estudante pode solicitar matrículas tanto em disciplinas do seu curso de ingresso quanto de Cursos de Formação Específica (CFE) – na UFABC, é o aluno que faz sua matrícula.
Ou seja: na UFABC, é possível cursar disciplinas de Cursos de Formação Específica (CFE), como, por exemplo, “Bacharelado em Neurociência”, “Engenharia de Materiais”, “Licenciatura em Filosofia”, “Licenciatura em Matemática” etc., antes mesmo de concluir o curso de ingresso.
Entretanto, cabe destacar que há critérios que devem ser observados durante os processos de matrículas em disciplinas.
*Diferente de outras instituições de ensino que adotam o regime semestral em seu calendário acadêmico, a UFABC adota o regime quadrimestral. Ou seja, há três períodos letivos por ano.
Confira os cursos de ingresso e os cursos de formação específica.