UBS Bom Retiro promove atividades no Museu da Língua Portuguesa
Projeto Com Viver oferece aos moradores do entorno práticas de promoção de saúde e integração
- Data: 14/10/2022 10:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
UBS Bom Retiro promove atividades no Museu da Língua Portuguesa
Crédito:Reprodução
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Retiro mantém, desde agosto, uma parceria com o Museu da Língua Portuguesa por meio do projeto Com Viver. A iniciativa promove a integração das pessoas do território, frequentadoras ou não da UBS, ao espaço do museu com atividades de promoção em saúde e lazer.
São encontros abertos no saguão B do museu, realizados todas as quartas-feiras, às 14h, com atividades como ginástica laboral, introdução à dança e aulas de “letramento digital”, ensinando a usar os recursos do telefone celular, oficinas de arte e rodas de conversa, entre outras. Em média, 30 pessoas, em boa parte idosos, costumam participar das atividades.
Denny Tavares, educador físico da equipe multidisciplinar da UBS Bom Retiro, conta que a iniciativa surgiu, de um lado, da proposta do Museu da Língua Portuguesa de se aproximar da população do entorno e, de outro, de uma demanda das pessoas, especialmente após a pandemia de Covid-19, de ter um espaço para troca de vivências e experiências.
“Elas buscavam alívio das dores físicas e principalmente emocionais”.
Tavares, que trabalha no projeto juntamente com a assistente social e o restante da equipe multidisciplinar da UBS, conta que um dos objetivos do Com Viver é desmistificar a ideia de que o cuidado em saúde se dá apenas dentro do consultório, entre médico e usuário da UBS.
“Acessar os outros equipamentos do território, ter acesso ao lazer e à cultura, conhecer os vizinhos e construir uma rede de apoio com quem conversar também é cuidar da saúde”, diz.
O profissional lembra que, além das atividades físicas e da convivência, outra oportunidade aberta pela iniciativa é a de conhecer o próprio museu depois dos encontros.
“Algumas pessoas choraram ao entrar aqui, pois nunca haviam estado em um museu antes e nem sabiam que podiam fazer isso”, afirma, relatando casos de pacientes que estão lidando melhor com problemas emocionais, como a ansiedade, a partir dos encontros.
Projeto Com Viver – Extensão das atividades da UBS Bom Retiro
Quartas-feiras das 14h às 15h30
Local: Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz s/n – Luz
Outras atividades de promoção da saúde na rede
Por meio do SUS, as chamadas atividades de promoção da saúde fazem parte da rotina dos equipamentos da rede municipal. O estímulo e a realização de atividades físicas, por exemplo, estão na programação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), dos Centros de Referência em Práticas Integrativas (CRPICS), Centros de Convivência e Cooperativa (Cecco), Unidade de Referência em Saúde do Idoso (Ursi), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Polos Similares à Academia da Saúde, que, por meio das equipes multiprofissionais, promovem também as chamadas Práticas Integrativas e Complementares (Pics). A rotina inclui ioga, dança circular, meditação, Lian Gong, Xiang Gong eTerapia Integrativa Comunitária (TCI), entre outras atividades.