Ubiratan Figueiredo pede campanha para orientar idosos contra golpes na internet
De acordo com Ubiratan, devido a pandemia, o comércio digital cresceu 80% em 2020
- Data: 03/02/2022 14:02
- Alterado: 17/08/2023 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Vereador Ubiratan Figueiredo
Crédito:Divulgação
São Caetano do Sul poderá promover uma campanha para orientar idosos contra fraudes e golpes na internet. A proposta, de autoria do vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PSD), tramita na Câmara Municipal e está em análise nas comissões permanentes da Casa.
De acordo com o texto, a campanha terá duas frentes: uma educativa, que irá transcorrer sobre os riscos da navegação na “internet” e aquisição de bens, produtos e serviços no comércio eletrônico; e outra preventiva, referente a golpes e fraudes e segurança de dados.
De acordo com Ubiratan, devido a pandemia, o comércio digital cresceu 80% em 2020, e os idosos, “obrigados a um confinamento rigoroso, passaram a fazer uso das plataformas digitais e foram responsáveis por uma parcela significativa desse incremento no e-commerce e nas operações bancárias eletrônicas”.
“Eles não estavam – e ainda não estão – habituados a utilizar as plataformas digitais, acabaram por se tornar vítimas fáceis de golpistas”, completa o vereador que vê, com temeridade, a tendência de alta nos golpes online e o “franco crescimento” do grupo de moradores com mais de 60 anos nos índices demográficos de São Caetano. “É o público mais vulnerável e não podem ficar desassistidos, figurando como alvos fáceis de fraudadores digitais”, concluiu Ubiratan.