Tuneladora sul chega à estação Perdizes na Linha 6-Laranja
Equipamento avança até o quarto ponto de escavação no sentido sul, em direção à estação São Joaquim
- Data: 30/09/2023 18:09
- Alterado: 30/09/2023 18:09
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
A tuneladora sul ou tatuzão, chamada de Maria Leopoldina, que realiza a perfuração da Linha 6-Laranja de metrô, chegou à estação Perdizes, o seu quarto ponto de parada, neste sábado, dia 30.
O tatuzão, cujo diâmetro é 10,61 metros e pesa 2 mil toneladas, vai permitir a junção da estação Perdizes com outros poços de ventilação e paradas da Linha-6 Laranja e, assim, continuar seu trajeto pelo trecho sul até o próximo ponto na Estação PUC-Cardoso de Almeida.
Para a operação do equipamento são necessárias, aproximadamente, 50 pessoas, divididas em três turnos de trabalho. A máquina conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.
“Chegamos a mais um avanço importante dessa obra, considerada a maior de infraestrutura e de mobilidade urbana da América Latina. Esse grande projeto vai ganhando forma e conta com a participação de um time empenhado, com expertise em obras desse porte”, comenta o CEO da Linha Uni, Jaime Juraszek.
Para chegar à estação Perdizes, a tuneladora já avançou subterraneamente por 3.500 metros e permitiu a instalação de aproximadamente 1.650 anéis. A tuneladora Maria Leopoldina segue realizando a perfuração e ainda irá abranger mais 6 estações até o destino final, a futura estação São Joaquim.
A Linha Universidade vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, e vai transportar mais de 630 mil passageiros por dia. Com o novo ramal, o tempo de deslocamento neste trajeto, que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia, será reduzido para apenas 23 minutos. A concessionária é responsável pela retomada do projeto da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, que conta com investimento comprometido de mais de R$ 18 bilhões e é a maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina.
O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade (Linha Uni). As obras estão em execução pela ACCIONA, atualmente com geração de cerca de 9.000 empregos. Após a finalização das obras, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.
Sobre a Linha Universidade ou Linha 6-Laranja
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia. Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do grupo ACCIONA, com geração de mais de 9 mil empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.