Trilha para as Estrelas, da companhia Barracão Cultural, está em cartaz no Itaú Cultural para as crianças

Ela estreia em sinergia com a exposição Claudia Andujar – cosmovisão, em cartaz no IC, colocando as crianças em contato com um tema importante, largamente retratado no trabalho da fotografa: a integração dos seres humanos com a natureza

  • Data: 18/04/2024 16:04
  • Alterado: 18/04/2024 16:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Trilha para as Estrelas, da companhia Barracão Cultural, está em cartaz no Itaú Cultural para as crianças

Trilha para as Estrelas

Crédito:Divulgação

Você está em:

Todo domingo, às 16h, tem teatro para crianças no Itaú Cultural, com a peça Trilha para as Estrelas, da companhia Barracão Cultural, com direção de Thais Medeiros e dramaturgismo de Amanda Carneiro. Encomendada pela organização, a peça fala sobre uma aventura vivida por três meninas na Mata Atlântica e como essa experiencia inesperada as aproxima da natureza. Ela é apresentada na Sala Vermelha, todos os domingos até julho, sempre às 16h. O tema se relaciona com a mostra Claudia Andujar – cosmovisão, em cartaz no IC, na medida em que grande parte de seu trabalho como fotógrafa é permeado por vivencias na floresta – no caso dela, especialmente junto do povo Yanomami.

“Tivemos uma experiência de êxito com a companhia Barracão Cultural e a diretora Thaís Medeiros com a peça Jogo de Imaginar, que retomou nossa programação cênica presencial em2022 e seguiu em cartaz durante 2023, graças ao encantamento que gerou no público formado por crianças. Temos a mesma expectativa com a estreia de Trilha para as estrelas, com a clara intenção de continuar contribuindo com a ampliação de repertório dos públicos acerca da riqueza que constitui a cultura brasileira”, diz Galiana Brasil, gerente de Curadorias e Programação Artística no IC.

“Desta vez, o elenco é todo formado por meninas. Elas fazem uma ponte com a ciência e com o universo magnético das matas, no caso a Mata Atlântica, em uma aproximação poética que tangencia o universo de Claudia Andujar, fotógrafa dos indígenas Yanomami, guardiões da floresta amazonense, na exposição dedicada a ela que está em cartaz no IC”, completa ela.

Trilha para as Estrelas conta a história de Kellen, Cris e Cláudia, interpretadas pelas atrizes Lilian Regina, Arami Argüello e Vicka Matos. Trata-se de três amigas interessadas por ciência, poesia e fotografia que decidem acampar na encantadora e misteriosa Mata Atlântica. Ao armar a barraca em uma clareira, depois de caminharem por uma trilha cheia de emoção, diversão e desafio, as jovens buscam se proteger com numerosos apetrechos de viagem, tentando imitar o conforto que deixaram na cidade. Por fim se dão conta de que a aventura não está no que podem evitar ou capturar, mas no inesperado encontro com os animais, as plantas e até mesmo com sonhos distantes que podem transformá-las em estrelas.

“Desde o início, quando pensamos neste tema, que é extremamente abrangente e complexo, imaginamos os elementos fundamentais que gostaríamos de abordar, como por exemplo, afirmar que somos parte da natureza”, pontua Eloisa Elena, coordenadora e produtora do espetáculo. “Com o nosso modo de vida na cidade, a natureza foi se tornando um corpo estranho, não lidamos com ela como se ela fosse parte de nós”, enfatiza.

A forma como a peça foi criada, seus bastidores e o que é apresentado em cena têm total relação. “Evitamos ao máximo o uso de materiais sintéticos, plásticos e poluentes, pensado no rastro que iriamos deixar”, conta Eloisa. “Todo o figurino é composto por roupas de segunda mão e utilizamos bastante material reciclável. Fizemos uma parceria com a Trama Afetiva, que reutiliza o nylon dos guarda-chuvas retirados de aterros. Conseguimos, também com eles, material que se transformou em parte do cenário”, finaliza.

Esta é segunda parceria do tipo que o IC faz com a Barracão Cultural. Em 2022, a companhia criou o espetáculo Jogo de Imaginar, também a pedido da instituição, marcando o retorno das apresentações teatrais para crianças após a pandemia.

Barracão Cultural é um núcleo de criação e produção que tem como proposta realizar projetos que priorizem a pesquisa de temas e de linguagem, que sejam acessíveis e atendam a diferentes públicos. Formado por alguns parceiros fixos e outros convidados a integrar cada trabalho, a companhia desenvolve há 22 anos um exercício permanente de criação e produção de espetáculos, que obtiveram excelente acolhida de crítica e público. Faz parte do repertório da Barracão Cultural espetáculos para o público adulto, infanto-juvenil e espetáculos concebidos para ruas e espaços abertos.

SERVIÇO

Trilha para as Estrelas

Temporada: todos os domingos até julho, sempre às 16h

Local: Sala Vermelha

Duração: 60 minutos

Capacidade: 59 lugares

Classificação Indicativa: Livre

Reserva de ingressos

Compartilhar:

  • Data: 18/04/2024 04:04
  • Alterado:18/04/2024 16:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados