Tribunal de Justiça libera Aquático e Prefeitura assume operação do sistema de transporte hidroviário

Desembargador considerou que não há dano ambiental desse novo meio de transporte, que vai beneficiar mais de 380 mil moradores das regiões do Grajaú, Pedreira e Cocaia pela Represa Billings

  • Data: 15/04/2024 13:04
  • Alterado: 15/04/2024 13:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de SP
Tribunal de Justiça libera Aquático e Prefeitura assume operação do sistema de transporte hidroviário

Represa Billings

Crédito:Divulgação

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O Tribunal de Justiça de São Paulo atendeu um recurso da Prefeitura e autorizou o início da operação do Aquático-SP. A Prefeitura assume a operação do sistema a partir de agora e adotará as devidas medidas para início da operação assistida do novo sistema de transporte hidroviário, que irá beneficiar mais de 380 mil moradores das regiões do Grajaú, Pedreira e Cocaia com transporte hidroviário pela Represa Billings, na Zona Sul.

A decisão da Justiça é favorável a um recurso da SPTrans, gestora do sistema municipal de transporte coletivo, contra uma ação do Ministério Público do fim de março que alegava falta de estudos de impacto ambiental.

O desembargador Nogueira Diefenthaler considerou no recurso apresentado pela SPTrans os alvarás emitidos pela Cetesb autorizando a operação das embarcações na Represa Billings e os ganhos do projeto, bem como não comprovação de riscos de danos ambientais, conforme comprovado em documentação apresentada ao tribunal.

O Aquático-SP é o primeiro modo de transporte coletivo público por embarcações na cidade de São Paulo e o trajeto da operação assistida será realizado entre os parques Cantinho do Céu, na região do Grajaú, e Mar Paulista (Pedreira).

Por determinação judicial, a Transwolff está sob intervenção da SPTrans, que está dando continuidade a toda a operação de responsabilidade da concessionária, incluindo a operação do sistema hidroviário, já prevista no edital de licitação de 2019.

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  • Data: 15/04/2024 01:04
  • Alterado:15/04/2024 13:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de SP









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