Três vezes Silvio Tendler
Diretor tem três documentários exibidos na mesma semana no Curta!: ‘Os Anos JK’, ‘Jango’ e ‘Glauber o Filme, Labirintos do Brasil’
- Data: 18/10/2020 14:10
- Alterado: 18/10/2020 14:10
- Autor: Redação
- Fonte: Curta!
O presidente João Goulart discursa em cena de ‘Jango’
Crédito:Divulgação/Canal Curta!
É vasta a produção cinematográfica do diretor Silvio Tendler e três de seus filmes integram a programação do canal Curta! na mesma semana: “Os Anos JK” (1980), sobre o presidente Juscelino Kubitschek e seus feitos enquanto chefe do executivo, como a construção de Brasília; “Jango”, sobre a trajetória política de João Goulart, presidente brasileiro deposto pelo golpe militar de 1964; e, saindo da política e entrando nas artes, “Glauber O Filme, Labirintos do Brasil”, sobre a vida e morte do cineasta Glauber Rocha. Confira os horários:
“Os Anos JK – Uma Trajetória Política”” – 19/10 – às 16h
O filme conta a trajetória do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, da sua estreia na política até a perda dos direitos políticos em decorrência do golpe militar de 1964, passando pela construção de Brasília.
Diretor: Silvio Tendler.
Duração: 110 min.
Classificação: 10 anos.
Horário Alternativo: dia 20 de outubro, terça-feira, às 10h.
“Glauber o Filme, Labirinto do Brasil” – 21/10 – às 21h40
“Glauber o Filme, Labirinto do Brasil” é um documentário sobre a vida e a morte de Glauber Rocha, o polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema, promovendo uma radical revisão na cultura brasileira. Imagens do enterro, depoimentos recentes de quem acompanhou sua trajetória, seu pensamento e ideias, explodem na tela num filme tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário.
Diretor: Silvio Tendler.
Duração: 98 min.
Classificação: 12 anos.
Horários alternativos: 22 de outubro, quinta-feira, às 01h40 e 15h40; dia 23 de outubro, sexta-feira, às 09h40; dia 24 de outubro, sábado, às 15h10; dia 25 de outubro, domingo, 22h10.
“Jango” – 25/10 – às 18h45
O filme refaz a trajetória política de João Goulart, o 24° presidente brasileiro, que foi deposto por um golpe militar nas primeiras horas de 1º de abril de 1964. A reconstituição da trajetória de Goulart é feita através da utilização de imagens de arquivo e de entrevistas com importantes personalidades políticas como Afonso Arinos, Leonel Brizola, Celso Furtado, Frei Betto e Magalhães Pinto, entre outros. O documentário captura a efervescência da política brasileira durante a década de 1960 sob o contexto histórico da Guerra Fria. Jango narra os detalhes do golpe e se estende até os movimentos de resistência à ditadura, terminando com a morte do presidente no exílio e imagens de seu funeral, cuja divulgação foi censurada pelo regime militar. Lançado em março de 1984, o filme teve seu roteiro escrito por Maurício Dias e Sílvio Tendler, enquanto a trilha sonora foi desenvolvida por Milton Nascimento e Wagner Tiso.
Diretor: Silvio Tendler.
Duração: 120 min.
Classificação: 12 anos.