Treino com máquinas de regata em Santos (SP) agita o fim de semana
Inaê Soto Amstel Ultra disputa regata-treino ao lado de Phytoervas 4Z e King
- Data: 13/05/2022 20:05
- Alterado: 17/08/2023 04:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Inae Amstel Ultra
Crédito:Flávio Perez/On Board Sports
Os barcos Soto 40 que ficam em clubes do litoral sul paulista farão uma regata-treino neste fim de semana em Santos (SP). Inaê Soto Amstel Ultra, Phytoervas 4Z e King fazem parte de um seleto grupo de times que possuem veleiros rápidos, que se destacam pela velocidade e desempenho. O trio se reunirá para testar os veleiros contra seus pares.
A regata-treino terá o mesmo ambiente de uma competição, com bóias, juízes e barcos de apoio. As equipes poderão testar as largadas, ritmo de prova e novas funções a bordo. Os três veleiros estão inscritos nas principais competições do ano, que incluem Copa Mitsubishi e Semana de Ilhabela.
Agora com o S40, Inaê Amstel Ultra deu um salto de qualidade ao adquirir o barco mais vencedor da última década. O veleiro pertencia ao gaúcho Crioula e a Amstel Ultra teve papel fundamental nesta decisão do investimento no novo veleiro.
”Tivemos uma mudança de patamar e investimos constantemente em treinos. Hoje temos mais velocidade, visto que o Soto 40 é um veleiro planante, que tem fundo mais achatado e maior área vélica”, disse Bayard Neto, comandante do Inaê Soto Amstel Ultra. ”É um veleiro que tem uma série de diferenciais que o tornam um barco único na vela de oceano. O casco tem as quinas na popa e a geometria das seções verticais do casco propiciam controle e potência em altas velocidades”.
O Soto 40 foi criado na década retrasada como classe de one design projetado pelo renomado argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro MBoats, na Argentina. Depois de ficar como categoria de grandes eventos, as equipes fizeram mudanças e começaram a medir na ORC, uma classe de rating.
FICHA TÉCNICA S40 original
Comprimento total: 12,3m
Boca máxima: 3,75m
Calado: 2,6m
Área Vélica: 100m²
Deslocamento: 4,2ton
Projetista: Javier Soto Acebal
Material do Casco: Fibra de vidro e carbono
Ação com consumidores
O Inaê Soto Sailing Team fará uma ação com os consumidores da Amstel Ultra, patrocinadora oficial da equipe de vela oceânica, no dia 21 de maio, na cidade de Santos (SP). O objetivo é mostrar como é composta uma tripulação e oferecer a experiência de velejar em uma das máquinas de regata mais rápidas da modalidade, que é o Soto 40. Desde janeiro de 2022, o barco de Bayard Neto tem o naming rights da cerveja holandesa para o segmento de baixa caloria do Grupo Heineken.
A interação entre consumidores e integrantes da empresa é muito utilizada na vela por equipes internacionais e faz parte do calendário de regatas de ponta como a The Ocean Race, Transat Jacques Vabre e Vendée Globe. Além de explicar o funcionamento de um barco em uma prova oceânica, os velejadores montam estratégias de team building – dinâmicas de grupo para melhorar o entrosamento nas empresas.
Para participar da ação e navegar com a equipe Inaê Soto Amstel Ultra, os fãs da marca devem participar de uma live nas redes sociais do @veleiroinae que será realizada no dia 17 de maio. Serão escolhidas até 20 pessoas, que poderão fazer o tour pelo barco S40, velejada de 45 minutos e após o percurso será realizada uma confraternização no Píer 27, que fica no Guarujá (SP).
Os participantes devem estar inscritos nas três principais redes sociais do time como Instagram, Facebook e Youtube.
Serviço:
Data: 21/05
Local: Píer 27 – Guarujá (SP)
Hora da chegada: 11h
Programação:
11h – Brunch de boas-vindas
12h Briefing técnico
12h45 Velejada em grupos
Saída 1 – 13h45
Saída 2 – 14h45
Saída 3 – 15h45
Duração: 180 minutos
Os participantes terão equipamentos de segurança, alimentação e suporte para guardar pertences durante todo passeio. O deslocamento até o local do passeio é de responsabilidade do participante.
O barco terá um skipper (comandante) e outros três velejadores profissionais para a regata. Uma lancha de apoio para foto, vídeos e traslados ficará ao lado do barco. Haverá distribuição de kits e orientação para navegação, além de disponibilizar dramin, água, refrigerante, Amstel Ultra, protetor solar, guarda volume e cabine para descanso. O evento pode sofrer atrasos ou alteração em caso de ventos acima de 20 nós.