Transportes Metropolitanos têm ações gratuitas de incentivo à leitura

Passageiros da CPTM e EMTU podem retirar livros gratuitos durante o trajeto

  • Data: 06/01/2024 14:01
  • Alterado: 06/01/2024 14:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Secom-STM
Transportes Metropolitanos têm ações gratuitas de incentivo à leitura

Crédito:Divulgação

Você está em:

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) têm como intuito estimular a leitura dos passageiros durante o percurso nos trens e ônibus. No Dia do Livro (07/01), a CPTM e a EMTU reforçam as ações permanentes nas estações e terminais que acontecem com o objetivo de conscientizar os passageiros sobre a importância da leitura para estimular a criatividade, contribuir com o crescimento do vocabulário, melhora na escrita e proporcionar conhecimento em diversos assuntos.

CPTM realiza, ao longo dos últimos 17 anos, ações que incentivam o passageiro à leitura durante a jornada de trens. No decorrer desse período foram feitas parcerias com diversas bibliotecas e instituições. Nos anos de incentivos à leitura e o compartilhamento de livros, foram doados mais de 300 mil exemplares, ou seja, uma média de quase 1.5 mil livros por mês.

A companhia possui o Projeto Livro Livre e sua estrutura consiste em 17 gelotecas e oito estantes espalhadas pelas estações das cinco linhas da CPTM. As estações da CPTM recebem o projeto desde 2018. O objetivo principal dessas dinâmicas é promover a leitura através de atitudes tipo “bookcrossing”, que significa a troca de livros entre pessoas.

As estações que possuem gelotecas e estantes de livros são:

Gelotecas: Água Branca, Palmeiras-Barra Funda, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Jundiaí, Luz, Ferraz de Vasconcelos, Antônio Giannetti Neto, Guaianases, Dom Bosco, Jardim Romano, Jardim Helena-Vila Mara, Itaim Paulista, Itaquaquecetuba, Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos.

Estantes: Pirituba, Ipiranga, Ribeirão Pires, Dom Bosco, Mogi das Cruzes, Estudantes, Tatuapé e Guarulhos-CECAP.

Lançado em 2016, a EMTU possui o Projeto Gira Livro, que estimula a doação e oferta gratuita de livros para os passageiros nos terminais metropolitanos e estações do VLT, com estantes permanentes que são abastecidas com livros periodicamente. Nos seis anos da iniciativa, a empresa já doou mais de 25 mil livros

As estações e terminais metropolitanos que possuem as estantes são:

Terminais: São Bernardo do Campo, São Mateus e Cecap.

Estações do VLT: Ana Costa e Bernardino de Campos (Santos), José Monteiro e Barreiros (São Vicente).

Além das ações permanentes, periodicamente as empresas vinculadas à STM recebem em suas estações e terminais bibliotecas itinerantes e feira de livros e profissões.

Bilhetes – Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no site (clique aqui)

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente do transporte de 8,5 milhões de passageiros, na média dos dias úteis. São passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, estas quatro últimas concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM.

Compartilhar:

  • Data: 06/01/2024 02:01
  • Alterado:06/01/2024 14:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Secom-STM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados