Tomada dupla – Furgões elétricos da Citroën e Peugeot chegam ao Brasil
Lançamento nacional dos furgões elétricos Citroën ë-Jumpy e do Peugeot e-Expert dá a largada na eletrificação dos veículos comerciais da Stellantis
- Data: 30/11/2021 15:11
- Alterado: 30/11/2021 15:11
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Peugeot e-Expert e do Citroën ë-Jumpy
Crédito:Divulgação
Os furgões elétricos Citroën ë-Jumpy e Peugeot e-Expert chegam juntos ao mercado brasileiro, em um lançamento importante para o projeto de eletrificação dos veículos do conglomerado Stellantis – que reúne ainda as marcas Fiat, Jeep e Ram, além de outras não comercializadas no Brasil. A apresentação simultânea dos dois furgões elétricos médios “gêmeos” das marcas francesas faz parte do plano estratégico do grupo para os próximos quatro anos. Ao lado da plataforma, da motorização e da carroceria, os novos modelos compartilham o preço público sugerido – R$ 329.990. Com características comuns aos veículos elétricos, como o torque máximo instantâneo e o rodar silencioso com “zero emissões” de CO2, os dois novos modelos prometem reduzir também o nível de estresse dos motoristas, por meio de uma série de facilidades de uso e de recarga, aliadas a um baixo custo de manutenção. Para a Citroën, o ë-Jumpy representa o primeiro capítulo da história de eletrificação da marca no Brasil. No caso da Peugeot, o caminho dos veículos abastecidos nas tomadas já havia sido desbravado com o lançamento nacional do hatch e-208, no início de outubro.
O novo furgão médio elétrico dá a largada do plano estratégico da Citroën para os próximos quatro anos: o Citroën 4ALL. Assim como o Peugeot e-Expert, o ë-Jumpy oferece autonomia de até 330 quilômetros e permite que pessoas habilitadas com a CNH de categoria B conduzam o veículo. Dentro da estratégia 4All, a Citroën trabalha em um plano de produtos que envolve o lançamento de veículos de passeio e comerciais leves. “O ë-Jumpy é o primeiro passo da Citroën em direção à eletrificação no Brasil e na América do Sul, conforme apresentamos no início de novembro em nosso plano estratégico, o Citroën 4All. Ele chega para ser o parceiro ideal e atender às necessidades de mobilidade de todos os profissionais, sejam grandes frotistas ou profissionais autônomos que optem por um veículo elétrico, versátil e eficiente para suas atividades diárias”, afirma Vanessa Castanho, Head da Citroën na América do Sul. Na Peugeot, o lançamento do utilitário elétrico integra o movimento global da marca no Brasil, o Move To Electric. Anunciado com o início da comercialização do primeiro elétrico da marca no país, o hatch esportivo e-208 GT, o movimento recebe mais um veículo “verde”, agora para o segmento de comerciais. “O e-Expert representa o conforto para o profissional confiar o sucesso de sua atividade a um veículo capaz de entregar o melhor pelo custo mais adequado e sem deixar o cliente na mão”, complementa Felipe Daemon, Head da Peugeot na América do Sul.
As novas versões trazem mais sustentabilidade para a gama de utilitários da Stellantis, otimiza os custos de utilização e se distingue das demais configurações das linhas Jumpy e Expert nos pequenos detalhes. Visualmente, a principal diferença está no ponto de recarga localizado na frente, na lateral esquerda da carroceria. Os monogramas elétricos, “ë” para a Citroën e “e” para a Peugeot, aparecem colocados à esquerda dos nomes dos modelos, na porta traseira. Desenvolvidos na plataforma modular multienergia EMP2, o ë-Jumpy e o e-Expert são oferecidos no país em versões únicas, equipadas com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, que garantem autonomia de até 330 quilômetros com carga completa em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo o Inmetro. O uso desta plataforma permitiu a introdução do conjunto de baterias abaixo do assoalho, garantindo a preservação do volume de carga. As baterias armazenam e fornecem a energia necessária tanto para o funcionamento do motor elétrico quanto para os equipamentos disponíveis no modelo. Já a performance dos furgões é garantida por um motor que entrega 26,5 kgfm de torque imediato e 136 cavalos de potência (100 kW).
O volume de carga transportável dos dois veículos é de 6,1 metros cúbicos e a capacidade de carga é de uma tonelada. A largura útil é de 1,25 metro entre as caixas de rodas, o que permite o transporte de paletes. As portas traseiras com abertura de 180 graus e a porta lateral deslizante facilitam o acesso à carga. E a altura de 1,94 metro viabiliza acesso a lugares com espaço reduzido e todos os tipos de garagem. Por dentro dos dois modelos, que podem levar o motorista e dois passageiros, o painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas digital colorida concentra informações como o velocímetro, o modo de condução, a marcha selecionada, o nível de carga das baterias e o consumo de energia. Outro diferencial encontrado nas versões elétricas é a central de controles de condução, no console central, onde está posicionado o seletor de marchas e-Toggle, que permite escolher entre Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução) e o botão B-Mode, responsável por ativar a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, diminuindo o desgaste das pastilhas de freio. Há três modos de direção disponíveis: o “Eco” otimiza o consumo de energia, o “Normal” garante um melhor compromisso entre autonomia e performance e o “Power” prioriza o desempenho, aumentando potência e torque. A central multimídia com tela “touchscreen” capacitiva de 7 polegadas é opcional em ambos os modelos. Além das já conhecidas funções de conectividade e espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay, dispõe de câmera de ré com visão de 180 graus e vista superior do veículo, recurso nomeado de Vision Park. O tempo de recarga depende da estação de carregamento, podendo variar de 45 minutos em estações rápidas, de 100 kW, para 80% da bateria, a sete horas e meia em rede trifásica de 11 kW.
No quesito segurança, os novos furgões elétricos da Stellantis contam ainda com itens como assistente de partida em rampa (Hill Assist), freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, airbag duplo frontal com três pontos de proteção, indicador de fadiga (Coffee Cup Alert), luzes de rodagem diurnas integradas, limitador de velocidade e piloto automático. Na dianteira, há uma suspensão robusta tipo MacPherson com barra estabilizadora, enquanto na traseira a suspensão tem triângulo oblíquo, para suportar uma carga útil de até 1.002 quilos.
O ecossistema desenvolvido pela Stellantis para sua linha de veículos elétricos comerciais prevê economia de 60% no plano de revisões, em relação à versão a combustão, garantia de três anos ou 100 mil quilômetros para o veículo e oito anos ou 160 mil quilômetros para baterias de tração, E-Centers em São Paulo e no Rio de Janeiro com plano de expansão em 2022, capacitação de 100% das redes de ambas as marcas para reparos e revisões em veículos elétricos, call center dedicado e prioritário para elétricos e roadside assistance em território nacional (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana). A multinacional brasileira WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, é a empresa certificada e homologada para produzir as centrais de abastecimento dos dois modelos. Para terem acesso facilitado à rede de eletropostos, os clientes contarão com suporte da plataforma CART, do Grupo Stellantis. São mais de 750 pontos de recarga por todo o Brasil por meio do aplicativo.