Todas as idades se encontram no encerramento da Semana Guiomar Novaes
Festival ofereceu mais de 40 atividades gratuitas de linguagens variadas e pensadas para todas as faixas etárias
- Data: 28/09/2023 13:09
- Alterado: 28/09/2023 13:09
Semana Guiomar promoveu atividades especiais com crianças e adolescentes da região
Crédito:Adriano Escanhuela
Foi encerrada no dia 24 de setembro, domingo, a 46ª edição da Semana Guiomar Novaes, realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com correalização da Prefeitura de São João da Boa Vista e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte. O festival, que começou no dia 15, ofereceu mais de 40 atividades gratuitas de linguagens variadas e pensadas para todas as faixas etárias.
A semana já vinha carregada de grandes emoções, com as apresentações da Orquestra Brasileira Inclusiva, do monólogo “O Antipássaro”, dirigido por Elias Andreato e estrelado por Nilton Bicudo, e do músico mineiro Wagner Tiso, sem falar na exposição no Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando Salles de Oliveira, composta por trabalhos de arte feito por alunos de escolas da cidade sobre a pianista Guiomar Novais após terem tido mais contato com sua vida e obra. E o final de semana de encerramento não ficou atrás.
A programação de sexta-feira começou com “Canção do Poeta – de Schumann a Villa-Lobos”, que contou com a ilustre presença de membros da Academia de Letras de São João da Boa Vista. E o encerramento se deu no palco do Theatro Municipal com “O Samba das Moças”, uma homenagem a algumas das maiores vozes do nosso Brasil: Alcione, Clara Nunes e Dona Ivone Lara. O público foi contagiado pela batida do samba e participou nas palmas e no coro.
O sábado foi bastante diversificado. Começou no Piscinão do Recanto do Lago com o jazz da Banda Dona Gabriela, que já participou de várias edições da Semana Guiomar Novaes, seguiu para o Skate Plaza, onde WinniT comandou uma batalha de rimas com improvisadores de São Paulo e locais, e finalizou no Theatro Municipal com uma das atrações mais aguardadas do evento: O Teatro Mágico.
A grande fila, que virava o quarteirão, já era um prenúncio do que estava por vir. Com a casa abarrotada, a banda formada em Osasco há quase 20 anos entrou em cena com sua mistura de pop rock com dança, circo e poesia. O público cantou junto, gargalhou com as intervenções cômicas de Toicinho (o palhaço da trupe) e se surpreendeu com os números aéreos e malabarísticos. Sem grande presença na grande mídia, O Teatro Mágico tem um público bastante apaixonado e fiel. Com mais de duas horas de apresentação e sem perder o pique, o encerramento veio com “O Anjo Mais Velho”, uma de suas músicas mais emblemáticas.
O domingo começou com muita música de raiz na Praça da Viola, onde a Orquestra de Violas Caipiras de São João da Boa Vista entoou grandes clássicos da música brasileira, como “Romaria”, “Chalana” e “Dia de Visita”. Mais tarde, na Praça Joaquim José, as crianças participaram da recreação Pintura Mágica e assistiram à divertida peça “As Aventuras de Peter Pan e Sininho”, da Evoé Cia. de Teatro.
À noite, no Theatro Municipal, a Cia. Pé no Mundo mostrou a força de sua dança com o espetáculo “Queñual”. E, por fim, para encerrar essa edição da Semana Guiomar Novaes com o astral no alto, o trio Barra da Saia comandou um bailão, botando todo mundo pra dançar no Fonteatro. Crianças, jovens, adultos e os mais velhos participaram da celebração, mostrando que o evento é mesmo para todo mundo.