Thiago Vaz participa do projeto A Cidade como Museu a Céu Aberto

Muro do Museu Histórico Municipal em São Caetano recebe intervenção artística com alegorias gráficas da história da cidade

  • Data: 04/10/2013 11:10
  • Alterado: 04/10/2013 11:10
  • Autor: Marília Tiveron
  • Fonte: Fundação Pró-Memória
Thiago Vaz participa do projeto A Cidade como Museu a Céu Aberto

Crédito:

Você está em:

O muro do Museu Histórico Municipal foi um dos pontos selecionados para ser grafitado como parte do projeto A Cidade como Museu a Céu Aberto, promovido pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, em parceria com a Coordenadoria Municipal da Juventude e a Secretaria Municipal de Cultura. A pintura foi realizada pelo artista urbano Thiago Vaz entre os meses de agosto e setembro.

As obras não têm título específico, mas são alegorias gráficas da história de São Caetano. A pintura do muro da Rua Maximiliano Lorenzini retrata personagens humanoides em terreno argiloso, que seguram relógios, tijolos e botões, objetos que evocam o processo de formação do Núcleo Colonial do município e a urbanização e industrialização de São Caetano no início do século 20. Outra parte do muro remete à navegação no Rio Tamanduateí e sugere a fabricação de tijolos no começo da industrialização na região do ABC, além de evocar a construção de capelas e igrejas na fundação do Núcleo Colonial.

Pedestres que passaram pelo local enquanto o espaço era grafitado aprovaram a iniciativa. Um deles foi Luiz Caetano Pereira, de 76 anos, que comentou que “o muro vai dar mais alegria e presença aos moradores do Bairro da Fundação”.

Os outros espaços que também passarão por intervenção artística são o Salão Expositivo do Espaço Verde Chico Mendes, o túnel que integra este espaço ao Parque Catarina Scarparo D´Agostini e um muro na Avenida Guido Aliberti. Além de Thiago Vaz, outro artista que irá realizar os grafites será Amarildo Maurici Botini. A próxima fase dos trabalhos está prevista para a segunda semana de outubro deste ano.

O PROJETO – A Cidade como Museu a Céu Aberto teve como objetivo, dentro da perspectiva de Cidades Criativas e por meio das intervenções artísticas na cidade, promover a transformação e requalificação do espaço urbano em patrimônio cultural e local de fruição estética, além de difundir a prática artística do grafite e mobilizar a comunidade, sobretudo o público jovem.

A primeira etapa foi a realização de uma oficina, dividida em quatro encontros. A segunda consistiu em um concurso de arte urbana, no qual os interessados enviaram seus croquis para serem avaliados por uma comissão. Os 17 melhores trabalhos fizeram parte de uma exposição no Salão Expositivo, intitulada Poéticas do Grafite: Imagens Históricas de São Caetano.  Das obras expostas, dois artistas foram escolhidos para a Ocupação Urbana de Grafite, que faz parte das comemorações do aniversário da cidade. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na Fundação Pró-Memória pelo telefone 4223-4780.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 04/10/2013 11:10
  • Alterado:04/10/2013 11:10
  • Autor: Marília Tiveron
  • Fonte: Fundação Pró-Memória









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados