Teste do pezinho é tema de exposição e campanha em estações da Linha 5-Lilás
ViaMobilidade se une ao Instituto Vidas Raras para orientar população sobre a necessidade do exame para diagnóstico precoce de diversas doenças
- Data: 16/12/2020 14:12
- Alterado: 16/12/2020 14:12
- Autor: Redação
- Fonte: ViaMobilidade
Crédito:
O teste do pezinho pode salvar vidas e prevenir uma série de problemas que impactam no desenvolvimento do bebê. Como forma de conscientizar sobre a sua importância, a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, organizou uma mostra em parceria com o Instituto Vidas Raras, responsável por uma campanha para aumentar, em todo país, o rastreio de doenças no teste oferecido pela rede pública.
Atualmente, a testagem disponível gratuitamente detecta até seis doenças. Na cidade de São Paulo, o teste foi ampliado, por uma lei aprovada em outubro, para rastrear mais 44 doenças raras.
Na mostra, familiares de crianças que enfrentam problemas que poderiam ter sido diagnosticados e tratados, caso o teste chegasse a todos e fosse mais abrangente, dão seu depoimento. A ação também conta com relatos de quem conseguiu evitar sequelas porque teve acesso ao exame mais completo na rede privada.
Simples e rápido (basta uma pequena picada no pé do recém-nascido, para coleta de sangue), ele deve ser feito na primeira semana de vida. Independente de apontar alguma alteração, o resultado precisa ser levado a um pediatra para avaliação em, no máximo, 30 dias.
“Toda criança tem direito à vida, a um diagnóstico precoce e a um tratamento adequado e imediato”, ressalta Regina Próspero, diretora vice-presidente do Instituto Vidas Raras. Ela teve três filhos, sendo que dois nasceram com mucopolissacaridose, doença que pode ser controlada se o diagnóstico for feito precocemente. “Quanto mais tarde for feito o diagnóstico de uma doença detectável pelo teste, mais sequelas se instalam no organismo, comprometendo a vida desses pacientes”, diz Regina.
Serviço
Exposição Teste do Pezinho
Linha 5-Lilás
Estação Campo Belo: até 8 de janeiro
Estação Largo Treze: de 9 a 31 de janeiro