Terremoto deixa 162 mortos e centenas de feridos na Indonésia
Mais de 2.200 casas foram danificadas, segundo as autoridades, com cerca de 13 mil desabrigados
- Data: 22/11/2022 11:11
- Alterado: 22/11/2022 11:11
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Crédito:Reprodução
Ao menos 162 pessoas morreram ontem e centenas ficaram feridas em um terremoto de magnitude 5,6 na Ilha de Java, a mais populosa da Indonésia. Os tremores derrubaram prédios públicos e residenciais e as equipes de busca lutavam para localizar sobreviventes, em um indicativo de que o número de vítimas deve aumentar nos próximos dias.
O epicentro foi registrado perto da cidade de Cianjur, em um dos distritos mais propensos a desastres do país, localizado a cerca de 110 quilômetros a sudeste de Jacarta, onde o tremor também foi sentido.
Na cidade, centenas de prédios desabaram e houve deslizamentos de terra, que impediram muitas pessoas de chegar ao principal hospital da cidade. O próprio hospital foi danificado e ficou sem energia elétrica, segundo Herman Suherman, funcionário do governo em Cianjur. Ele acrescentou que o hospital estava desesperado por mais médicos, para tratar a enxurrada de feridos e pela restauração da energia.
Mais de 2.200 casas foram danificadas, segundo as autoridades, com cerca de 13 mil desabrigados. Segundo o Instituto Geológico dos EUA, o terremoto ocorreu a uma profundidade de apenas 10 quilômetros, tornando-o mais devastador.
Ao longo do dia, autoridades locais e nacionais se revezaram para atualizar o número de vítimas. Ao cair da noite (começo da tarde em Brasília), Ridwan Kamil, governador de Java Ocidental, disse que 162 pessoas tinham morrido.