Terminal Jabaquara tem ação pré-réveillon do Corpo de Bombeiros para prevenir afogamentos
Com as praias cheias no fim do ano, turistas muitas vezes desprezam perigo; guarda-vidas vão alertar passageiros nesta quinta-feira (30)
- Data: 29/12/2021 15:12
- Alterado: 29/12/2021 15:12
- Autor: Redação
- Fonte: EMTU/SP
Terminal Jabaquara da EMTU tem ação pré-réveillon do Corpo de Bombeiros para prevenir afogamentos
Crédito:Divulgação
Nestes últimos dias de 2021, muitos turistas estão a caminho do litoral para aproveitar as férias e celebrar o réveillon. Com isso, aumentam os riscos de afogamento no mar e os cuidados devem ser redobrados. Para alertar banhistas, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo e o Corpo de Bombeiros vão realizar uma ação preventiva de combate a afogamentos, como parte da campanha “Operação Praia Segura”, no Terminal Jabaquara da EMTU, nesta quinta-feira (30/12).
O local foi escolhido por ser rota de quem se destina à Baixada Santista de ônibus. Para chamar a atenção dos passageiros, será montado na estação um cenário de praia, com a cadeira usada pelos guarda-vidas, bandeira de sinalização de perigo, guarda-sol e equipamentos usados para socorrer banhistas. Os guarda-vidas vão explicar quais são os principais erros dos turistas nas praias e alertar sobre o perigo das correntes marítimas, das tempestades e da perigosa combinação do mar com excesso de álcool e de comida.
Neste mês, por meio da Operação Praia Segura, cartazes com medidas de segurança foram colocados em 3.810 ônibus de diversas linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU, em cinco regiões metropolitanas do estado. Os informativos alertam os cidadãos para não mergulhar onde tiver sinal de perigo, nadar em áreas próximas a um guarda-vidas, não entrar no mar caso tenha consumido álcool ou comida em excesso, evitar áreas mais fundas e não deixar crianças sozinhas. Ações preventivas também foram realizadas na Estação Ana Costa do VLT, em Santos.
Na empolgação de aproveitar ao máximo, os banhistas esquecem os limites e desprezam os riscos do mar enquanto se divertem. O Corpo de Bombeiros alerta que é preciso estar atento e respeitar a sinalização. O intuito também é lembrar aos pais que devem ficar sempre de olho nas crianças enquanto estiverem na praia. Outra recomendação é identificá-los com pulseiras contendo nome e telefone do responsável.
Números de afogamento – Em 2021, até 2 de dezembro, os bombeiros salvaram 2.315 pessoas nas praias do Estado e realizaram mais de 60 mil ações de prevenção em casos de risco. Foram registradas 50 mortes de banhistas.
Perfil – A maioria das ocorrências de afogamento envolve homens entre 16 e 18 anos, da Região Metropolitana de São Paulo e geralmente são turistas que descem para o litoral de manhã para voltar no fim do dia, comem demais – o que pode provocar congestão – e ingerem grande quantidade de álcool, perdendo o discernimento e a capacidade de reação.
Serviço
Ação de prevenção a afogamentos
Data: 30/12
Horário: 10h às 13h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° – Jabaquara – São Paulo/SP