Terminal da EMTU terá ações para sensibilizar motoristas sobre violência contra a mulher
A partir da próxima terça-feira (16), iniciativa do Posto de Acolhimento a Mulheres vai abordar relações desiguais e alternativas de superação a situações de violência
- Data: 12/11/2021 15:11
- Alterado: 12/11/2021 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: EMTU
Conscientização e apoio a mulheres vítimas da violência
Crédito:Divulgação
O Posto de Acolhimento a Mulheres em Situação de Violência, gerenciado pela EMTU no Terminal Metropolitano São Mateus, quer sensibilizar e conscientizar o público masculino que frequenta o local sobre a violência contra a mulher, a começar pelos motoristas da concessionária Metra, operadora das linhas do Corredor ABD e responsável pela administração do terminal.
O Posto de Acolhimento é parte fundamental do projeto Por Elas Pelo Olhar Ressignificamos, em que diversas entidades se reuniram para organizar ações de conscientização e apoio a mulheres vítimas da violência.
A proposta inicial inclui a realização de três encontros na próxima semana (16, 17 e 18/11) no período da manhã, das 9h às 11h e à tarde, das 14h às 16h, com monitores abordando dois temas principais: Relações Sociais, sobre a cultura das relações desiguais entre homens e mulheres nos espaços público e privado; e Violência Contra a Mulher, apresentando os tipos de violência, as alternativas de superação, os atores sociais envolvidos e a possibilidade de intervenção em rede por meio do Projeto Por Elas.
A inciativa conta com a colaboração da Supervisão de Saúde de São Mateus e do Núcleo de Prevenção da Violência
Posto de Acolhimento a Mulheres em Situação de Violência – O serviço possui uma equipe composta por profissionais de nível superior que atuam nas áreas da Saúde e Assistência Social para acolher e orientar mulheres vítimas de assédio e agressões nos casos de violência doméstica. Elas são encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde, aos NPV – Núcleos de Prevenção à Violência e a equipamentos municipais como Delegacia de Defesa da Mulher, CDCM Casa Cidinha Kopckap e outros serviços, quando necessário.
O espaço, localizado na Plataforma D do Terminal São Mateus, oferece a privacidade necessária para os atendimentos que estão disponíveis às segundas feiras das 9h às 12h. Localizado na Avenida Adélia Chohfi, 100, bairro Jardim Vera Cruz, na capital, o terminal recebe diariamente cerca de 200 mil passageiros. Passam por lá três linhas metropolitanas e 28 municipais de São Paulo.