Terminais metropolitanos recebem exposição itinerante sobre doação de órgãos
Mostra estará no Terminal Metropolitano Diadema a partir de segunda-feira (10), seguindo depois para o Terminal São Mateus
- Data: 07/08/2020 14:08
- Alterado: 07/08/2020 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: EMTU
Crédito:Depositphotos
A partir de segunda-feira (10), o Terminal Metropolitano Diadema receberá uma exposição itinerante para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. A mostra ficará em cartaz até o dia 23 de agosto e será transferida no dia seguinte para o Terminal Metropolitano São Mateus até 08 de setembro.
A ação é uma parceria da EMTU com a Secretaria Estadual da Saúde e, além das esculturas, terá distribuição de material informativo.
Pela legislação atual, a doação precisa de consentimento da família e dispensa o registro formal no RG ou na CNH. A pessoa precisa comunicar familiares com até o segundo grau de parentesco que é um doador de órgãos.
Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) publicados em maio de 2020 no Registro Brasileiro de Transplantes, foram realizadas 9.208 cirurgias que incluem transplantes de coração, pulmão, fígado, intestino, pâncreas e rim. Durante a pandemia, o número caiu 34% em comparação ao ano anterior. Operações de córneas e medulas ósseas foram paralisadas, exceto para casos de urgência.
SERVIÇO
Exposição itinerante sobre Doação de Órgãos
Terminal Metropolitano Diadema
Data: 10/08 a 23/08
Horário: 4h à meia-noite
Endereço: Avenida Conceição, s/n, Diadema – SP
Terminal Metropolitano São Mateus
Data: 24/08 a 08/09
Horário: 4h à meia-noite
Endereço: Avenida Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo/SP